Tudo do turismo no Brasil e Mundo

Fórum de Turismo do RN tem formato e programação divulgados; Paraibanos confirmam presença

18/03/2017

Foram apresentados oficialmente ontem (sexta, 17), em café da manhã no salão Água Marinha, do Serhs Natal Grand Hotel, os novos formatos do Fórum de Turismo do RN (oitava edição) e da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), que se realizarão nos próximos dias 7 e 8 (sexta e sábado) no pavilhão Morton Mariz de Faria do Centro de Convenções de Natal.

Na ocasião, os organizadores dos dois eventos - Antonio Roberto Rocha e Gustavo Porpino - detalharam as atrações da Femptur, que além de estandes de municípios turísticos ou com oferta de produção associada ao Turismo terá espaço gastronômico com operações bem diferenciadas, entre elas camarão, carne de sol, cordeiro, crepes, tapioca com ginga, paçoca e doces regionais.

A Femptur também terá exposição, comercialização e oficinas vivas de artesanato, a cargo da Secretaria do Trabalho, Habitação e Ação Social do Rio Grande do Norte (Sethas-RN) e da Fundação Capitania das Artes. Outra atração fica por conta da exposição de três renomados fotógrafos com atuação no RN: Fernando Chiriboga, Carla Belke e Canindé Soares. Haverá ainda uma mostra fotográfica do Geoparque Seridó e uma exposição de artes plásticas a cargo de Eliezer Andrade, cujos quadros em óleo sobre tela retratam temas alusivos à geografia e à própria temática sertaneja do RN.

As atrações culturais no palco da Femptur são outro motivo para visitar a feira, que tem entrada gratuita. Irão se apresentar, entre outros grupos folclóricos, o pastoril infantil de São Miguel do Gotoso e o côco-de-roda e o xaxado de Baía Formosa. Entre os shows musicais, estão previstos a Orquestra Filarmônica de Macau e a Orquestra Sinfônica do RN.

Haverá vários transfers gratuitos de Ponta Negra para o Centro de Convenções de Natal nos dias do Fórum de Turismo do RN e da Femptur (7 e 8 de abril). Do Praia Shopping, os ônibus da Marazul sairão a cada hora cheia, das 14h ás 21h. No sentido inverso também haverá saídas a cada 60 minutos, até às 22h, quando se encerra a feira. Quem preferir ir apenas à noite, o Natal Bus (ônibus panorâmico de dois andares) disponibilizará saídas do Mercado de Ponta Negra de 18h às 20h, com retorno das 20h às 22h.

Os organizadores do Fórum de Turismo do RN e da Femptur esperam um público em torno de cinco mil pessoas nos dois dias do evento. Da Paraíba virão cerca de 150 pessoas. A comitiva de técnicos e empresários do Sebrae-PB trará 50 pessoas. A UFPB deverá enviar 80 estudantes, em dois ônibus. E virão oito jornalistas da Paraíba para cobrir o evento.

Até ontem (sexta-feira, 17) estavam confirmados 21 municípios com estandes próprios na Femptur: Natal, Tibau do Sul-Pipa, Mossoró, Parnamirim, Nísia Floresta, Baía Formosa, Maxaranguape, Rio do Fogo, Touros, São Miguel do Gostoso, Pedra Grande, Guamaré, Macau, Grossos, Santa Cruz, Jucurutu, Currais Novos, Caicó, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e Passa e Fica. Estão em vias de fechamento de estande municípios como Extremoz, Galinhos, Patu e Canguaretama.

As inscrições para o Fórum de Turismo do RN têm preço simbólico: R$ 60 (estudantes) e R$ 120 (profissionais). Para se inscrever, basta preencher alguns dados através do www.forumdeturismorn.com.br e efetuar o pagamento no próprio site, com a garantia do sistema pag-seguro.

Fórum e Femptur têm o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sistema Fecomércio-RN, Sebrae, Banco do Nordeste, DataShow e Serhs Natal Grand Hotel.

A programação do Fórum de Turismo do RN é a seguinte:

Dia 7 de abril - sexta-feira

14h - Abertura da 3ª Femptur e instalaçāo solene do 8 Fórum de Turismo do RN
14h30 - Painel de abertura - "Como otimizar oportunidades para receber o visitante português"
Palestrante - Pedro Costa Ferreira, presidente da Associaçāo Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (Apavt) e vice-presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA)
16h - Palestra: "A percepção do visitante argentino sobre os destinos Natal e Pipa"
Palestrante: Gabriel Sanchez, diretor da All Seasons
17h - Palestra: "Turismo Inteligente: o RN precisa entrar nessa era"
Palestrante: Graziele Villela, coordenadora nacional de Turismo do Sebrae

Dia 8 de abril - sábado
14h30 - Painel: "O futuro dos eventos: novas tendências para o RN"
Palestrante: Rodrigo Cordeiro, diretor de Congressos da MCI Brasil e presidente do Capítulo Brasileiro da MPI – Meeting Professional International
16h - Debate - "O Brasil foi descoberto no RN?
17h - Palestra: "O bom momento para o retorno dos investimentos no RN"
Palestrante: Diogo Canteras, presidente da Hotelinvest e diretor da HVS International para a América do Sul.

Na foto, Antonio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, diretores da Argus, com o diretor técnico do Sebrae-PB, João Hélio Cavalcanti.

Assessoria de Imprensal


 


Destinos

Festival do Turismo ver +

Próximos Eventos

Siga @fabioscardoso

    Redes Sociais

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

Mahatma Gandhi