Tudo do turismo no Brasil e Mundo

Ladeira do Cabo Branco será interditada para o trânsito de forma definitiva

17/05/2017

A prefeitura de João Pessoa pode tomar uma decisão histórica nesta quinta-feira (18). A interdição definitiva do trânsito a partir da ladeira de acesso à Estação Ciência será definida durante uma reunião entre a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira, e o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga. A informação é do blog do jornalista Suetôni Souto Maior.

Outra medida será uma inspeção nas obras de um hotel que está sendo construído no sopé da barreira, ao lado de restaurantes e bares instalados um pouco antes da área que deverá ser interditada, na Praça de Iemanjá.

Sobre a interdição da ladeira, a prefeitura inicia o projeto de recuperação da área, que passa por um acelerado processo de erosão com o avanço do mar, que vem provocando a queda da barreira e crateras cada vez maiores na área superior. Uma parte da via já está interditada desde o ano passado.

A prefeitura aguarda até agosto a conclusão de um estudo que irá definir elementos para a recuperação daquela área. Além do projeto para tentar reduzir a erosão, a ideia é manter o acesso de veículos permanentes, mesmo com o projeto. O processo do avanço do mar é um fenômeno da natureza, que apenas com ações preventivas poderão reduzir o impacto. A prefeitura deve investir cerca de R$ 85 milhões;

Já sobre a construção do hotel no sopé da ladeira, a vistoria servirá para que os técnicos da prefeitura possam fazer uma criteriosa avalição sobre o impacto da obra para a natureza. Os poderes municipal e estadual (esse por meio da Sudema - Superintendência de Desenvolvimento do Meio Ambiente) liberaram o reinício das obras em cumprimento de uma decisão judicial.

O projeto estava na Justiça há mais de 10 anos e a Imperial Construções afirmou por meio de nota que tudo está conforme a legislação ambiental, mesmo passado mais de uma década. Segundo a nota, todos os aspectos ambientais do projeto foram atualizados e, por conta disso, recebeu o alvo da Secretaria do Meio Ambiente e Sudema.

No entanto, essa vistoria anunciada pela prefeitura poderá esquentar a polêmica sobre a obra. 

Fábio Cardoso
 


Destinos

Festival do Turismo ver +

Próximos Eventos

Siga @fabioscardoso

    Redes Sociais

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

Mahatma Gandhi