Aeroporto de Cajazeiras pode ter voos noturnos e duas empresas operando

O Aeroporto de Cajazeiras – a 480 km de João Pessoa – está passando por uma fase de testes do sistema de balizamento noturno com lâmpadas de LED e totalmente alimentado por energia solar. O sistema, segundo Alexandre Costa, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras e diretor da Federação do Comércio da Paraíba, será entregue até o final do mês pela EBSA – Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias, de Brasília. O sistema de iluminação permitirá que o aeroporto paraibano comece a atender voos no período da noite.

De acordo com Alexandre Costa, duas companhias aéreas estão estudando a viabilidade de iniciar operações no aeroporto. A TAG – Transportes Aéreos Glória, de João Pessoa (PB), e a Rota do Sol Táxi Aéreo, de Fortaleza (CE). As duas empresas, segundo o empresário, estão estudando operações entre João Pessoa – Cajazeiras – João Pessoa. A Rota do Sol já opera um voo entre Fortaleza e Iguatu (CE) e estaria buscando estender o voo até a capital paraibana.

A companhia de táxi aéreo cearense opera seus voos com um Bandeirantes, avião com capacidade de atender até 20 passageiros. Segundo Alexandre Costa, de acordo com a homologação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o aeroporto tem permissão de atender voos com esse tipo de equipamento.

“Quando a ANAC reenquadrar o aeroporto na inclusão do balizamento noturno vai ser alterado o PCN da pista para receber um ATR 42, com capacidade de atender até 46 passageiros. Esta é a aeronave que a TAG pretende operar”, afirmou o empresário.

“O projeto deles (TAG) é muito bom, mas é de longo prazo. Ainda estão estruturando a empresa, buscando investidores, contratando pessoal, adquirindo aeronave, etc… Nós estamos trabalhando com a possibilidade de as duas empresas operarem aqui”, apontou Alexandre Costa.

Fábio Cardoso

Print Friendly, PDF & Email

Matérias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *