Empreender investirá R$ 1 milhão nas cidades do Caminhos do Frio

Paraíba

Rota Cultural Caminhos do Frio, que chega à 12ª edição neste ano, começou oficialmente na noite desta segunda-feira (03) na cidade de Areia, que fica no brejo paraibano. O Empreender lançou uma linha de crédito específica para as nove cidades que integram o roteiro cultural do projeto no valor de quase R$ 1 milhão. O investimento será para melhorias nas áreas do turismo, artesanato, infraestrutura e cultura.
De acordo com o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sérgerson Silvestre, esta é a primeira vez que ocorre uma parceria junto ao Empreender para as cidades do projeto. “Para cada linha de crédito terão critérios e o perfil da cidade também será levado em consideração, ou seja, qual aspecto ela precisa melhorar, se é a infraestrutura, o artesanato ou outro”, explicou. O termo de liberação do crédito foi assinado ontem durante a abertura do Caminhos do Frio.
O circuito cultural, que vai celebrar a cultura nordestina, com foco em atrações locais, terá programação até o mês de setembro. A expectativa é de aquecimento na economia da região, com aumento de até 30% no fluxo turístico. “Por causa da alta do dólar, muitos estão optando pelo turismo doméstico e começando a conhecer mais o país. Surgimos como diferencial, principalmente no Nordeste, e atraímos turistas do Rio Grande do Norte e Pernambuco que optam por um roteiro bem cultural e diferenciado, até pela questão do clima, do artesanato, da cultura e da gastronomia”, afirmou Silvestre.
Em dois meses de projeto, espera-se que um público de 200 mil pessoas circulem pelas nove cidades do Caminhos do Frio: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande. “As cidades mais procuradas são Areia, Bananeiras e Solânea, que estão bem consolidadas com a rede hoteleira e isso facilita a busca do turista. Mas como as cidades são bastante próximas, acabam usufruindo da infraestrtutura umas das outras. Quem está em Areia, por exemplo, pode ir a Pilões, Alagoa Grande e Remígio”, afirmou.
Outra novidade deste ano é que o aplicativo Caminhos do Frio, lançado em 2015, agora está disponível para os smartphones com plataforma iOS e Windows Phone. “Por meio do aplicativo, é possível encontrar hotéis, bares, restaurantes e a programação do Caminhos do Frio. É um guia prático e que já está disponível para download gratuito. Lançamos hoje um jogo educativo para crianças e que está no playstore. O jogo é um quis com perguntas sobre as cidades do projeto e vai ajudar a conhecer a cultura e a história do brejo. A cada semana, uma fase é liberada”, informou Sérgerson Silvestre.
Caminhos do Frio
O projeto começou ontem em Areia e será encerrado na cidade de Alagoa Grande no dia 3 de setembro. Serão dois meses de intensa movimentação de turistas, que conhecerão toda a cadeia produtiva cultural, histórica, gastronômica e turística da região. Como em anos anteriores, o Governo do Estado da Paraíba apóia o evento, por intermédio da PBTur, secretarias de Estado da Cultura, Comunicação e Funesc. Estão confirmados shows dos cantores Alcymar Monteiro, Chico César, Tom Oliveira, Amazan, Cezzinha, Os Gonzagas, entre outros.
Celina Modesto – Jornal Correio da Paraíba – Foto: Beth Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *