Mercado da beleza sobrevive à crise

Paraíba

Um dos poucos segmentos que “sobreviveu” à crise econômica dos últimos dois anos foi o mercado da beleza. A sobrevivência se deu por um motivo simples: inovação. A indústria cosmética não para de pesquisar e investir em produtos cada vez mais revolucionários e que facilitem a vida das pessoas. Além disso, o público masculino, que era pouco explorado neste segmento, está ganhando mais espaço com a proliferação de barbearias.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Raquel Santos, que está organizando a 11ª Feira Paraibana da Beleza, a maior tendência relacionada à área capilar é a de selagens inovadoras. “Agora existem selagens para o cabelo ficar mais hidratado e selagens que buscam a naturalidade dos fios, ou seja, que não deixa o cabelo com aspecto tão chapado”, explicou.
Por sua vez, o cuidado com as sobrancelhas e as unhas também foram apontados pela analista como importantes no mercado atual. “O design de sobrancelhas e as unhas em gel e acrílico são tendências fortes no segmento da beleza”, frisou. O design de barbas e cabelos masculinos é outra grande tendência em termos estéticos, inclusive na Paraíba.
“Na realidade, o homem sempre foi vaidoso, mas o que acontecia era que ele não tinha espaço. Agora, há barbearias que oferecem chopp, jogos, revistas específicas para o público masculino, ou seja, o homem está com espaço. Antes, se quisessem fazer unhas ou uma massagem, ficavam constrangidos por falta de um local que ofertasse o serviço para o homem. Por isso, o crescimento nessa área está muito grande e a tendência é crescer ainda mais. A vaidade não é só feminina. Percebo que essa tendência é muito forte principalmente entre os adolescentes”, esclareceu.
Durante a 11ª Feira Paraibana da Beleza, diversas marcas vão participar, trazendo os mais novos produtos e tendências em termos de beleza. No que se refere às unhas, por exemplo, a feira terá marcas como Patroa Esmalteria e Top Nails, que são de outros estados do país. Para as amantes de produtos para cabelos, estandes da Alfaparf, Luna, Tigga e Polishop também serão presença marcada no evento.
Paraíba é forte no mercado da beleza
Embora não existam indústrias de produtos de beleza, a Paraíba é importante pólo distribuidor de produtos. Além disso, o setor da beleza é um dos que mais cresce no estado. De acordo com dados da Receita Federal, o segmento reúne 7.684 microempreendedores e micro e pequenas empresas com atividades ligadas às atividades de lavagem, corte, penteado, tingimento e outros tratamentos do cabelo, serviços de barbearia, limpeza de pele, massagem facial, maquilagem, manicure e pedicure, depilação, estética e outros serviços de cuidados com a beleza. Desde 2010, o número de pequenos negócios formalizados da área cresceu 700% na Paraíba.
“Em relação ao segmento da beleza no estado, é uma minoria que diz que está passando por crise. Geralmente, são pessoas que não sabem inovar ou não sabem fazer
marketing. É preciso saber trabalhar com a autoestima das pessoas. É um segmento que não é afetado pela crise principalmente porque a indústria de cosméticos investe muito. Então, vale a pela investir e ainda há muito a ser explorado”, afirmou a analista Raquel Santos.
Santos também comentou que um setor bastante forte no mercado da beleza é do de maquiagem. “Na feira, vamos trazer diversas novidades, como batons diferentes e bases que, mesmo mergulhando, não saem da pele. Temos uma marca de maquiagem paraibana que é muito inovadora, que é a Anairana. Ela estará na feira com diversos produtos novos. Outra marca que também estará na feira é a Vult”, citou.

Esmalterias fazem sucesso em JP
O casal Carlos Eduardo Torres e Aline Mendes Torres resolveu investir numa esmalteria, aliando a paixão de Aline por esmaltes e a oportunidade de negócio no mercado de beleza. Há um ano, os dois lançaram o Minha Unha Esmalteria, que funciona no bairro dos Bancários, em João Pessoa e possui uma clientela fiel. “Vejo o mercado da beleza como promissor mesmo diante da crise. Quer queira, quer não, as mulheres querem sempre as unhas bem feitas e tratadas. Vai além de uma questão estética, é questão de limpeza e de apresentação pessoal. É praticamente um artigo de primeira necessidade”, contou Aline Mendes.
Para formar a base de clientes, a empresária afirmou que utilizou estratégias como mídias sociais para maior divulgação e um bom tratamento presencial. “Estou sempre inovando, buscando os mais novos lançamentos e fazendo promoções para agradar os clientes fieis e atrair novos. Também faço coffee breaks e procuro me destacar diante da concorrência”, explicou. As unhas em acrílico (acrylfix) e a esmaltação simples das unhas dos pés e das mãos são os serviços mais procurados pelas clientes.
“Tenho uma média de 800 atendimentos mensais. Tenho muitas clientes que vêm toda semana e sempre procuro tratar todas muito bem e sanar quaisquer eventuais problemas”, frisou a empresária.

Congresso vai focar em gestão
Durante a Feira , que vai acontecer no Centro de Convenções de João Pessoa, também será realizado o I Congresso Paraibano de Negócios da Beleza. “Vamos focar na gestão de salão de beleza, trazendo palestras e workshops com temas como inovação como motivação, ações em tempos de crise, promoção da empresa, segurança jurídica para os salões de beleza e ousadia para vender mais. Para um salão ser bem sucedido, não basta ter uma boa parte técnica, mas a gestão também precisa ser boa. O salão só cresce se tiver a união entre uma boa gestão e uma boa técnica”, frisou Raquel Santos, analista do Sebrae.
Profissionais da beleza da Paraíba se reúnem desde ontem para discutir e conhecer as tendências do setor para os próximos meses durante a 11ª Feira Paraibana da Beleza. Promovido pelo Sebrae Paraíba, o evento será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa até amanhã. A expectativa dos organizadores é reunir 8 mil pessoas ao longo dos três dias da Feira.
O evento vai promover palestras, aulas shows, workshops, oficinas técnicas, além da “Batalha dos Barbeiros”, “Campeonato de Unhas”, além do I Congresso Paraibano de Negócios da Beleza. Esta edição contará com 127 estandes de distribuidores de produtos e serviços de todo o país, que irão apresentar os mais recentes lançamentos do mercado nas áreas de tratamentos do cabelo, barbearia, limpeza de pele, massagem facial, maquilagem, manicure e pedicure, depilação, estética e outros serviços de cuidados com a beleza.
“Estamos com uma programação repleta de atividades para as mais diversas áreas que compõem o segmento. O mercado da beleza está em plena expansão, por isso os empresários precisam estar antenados com as tendências e como fidelizar seus clientes. Os empreendedores precisam inovar e estar preparados para atender a um mercado cada vez mais exigente”, disse Santos.
O ingresso para visitação custa R$ 10 e dá acesso aos três dias de evento para visitação a feira e palestras no palco principal. Os ingressos para os workshops custam R$ 50,00 e dão acesso aos três dias de evento para visitação a feira, palestras no palco principal e workshops. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2108.1265, 98899-9392 (Laudaci Maciel) e 99143-6239 (Raquel Santos). A 11ª Feira Paraibana da Beleza é uma realização do Sebrae e conta com o apoio da BioExtratus, Harmony, Anairana, Nova Distrimix, Mezso, Rafan Cosméticos e ECCO Fibras. Mais informações: www.sebraepb.com.br.
No concurso “Batalha dos Barbeiros”, nas categorias Tradicional, Desenho e Barba Express, os melhores colocados nas três categorias disputarão a grande final. Os vencedores em cada categoria receberão uma máquina de corte, um troféu, um certificado de campeão, kit cosméticos SharkBarber BDB e uma blusa da Batalha dos Barbeiros Brasil, além de tesoura, navalha e broche.
Já o II Campeonato Paraibano de Unhas vai premiar as profissionais em seis modalidades: Cutilagem Tradicional; Porcelana estrutura leito e ponta; Unhas artísticas com o tema: fauna e flora, nossas maiores riquezas; Fashion Nails Look; Estrutura em gel com francesinha permanente; e Alongamento de gel com tips. O valor é de R$ 50 em cada modalidade.
Celina Modesto – Jornal Correio da Paraíba

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Mercado da beleza sobrevive à crise

Paraíba

Um dos poucos segmentos que “sobreviveu” à crise econômica dos últimos dois anos foi o mercado da beleza. A sobrevivência se deu por um motivo simples: inovação. A indústria cosmética não para de pesquisar e investir em produtos cada vez mais revolucionários e que facilitem a vida das pessoas. Além disso, o público masculino, que era pouco explorado neste segmento, está ganhando mais espaço com a proliferação de barbearias.
De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Raquel Santos, que está organizando a 11ª Feira Paraibana da Beleza, a maior tendência relacionada à área capilar é a de selagens inovadoras. “Agora existem selagens para o cabelo ficar mais hidratado e selagens que buscam a naturalidade dos fios, ou seja, que não deixa o cabelo com aspecto tão chapado”, explicou.
Por sua vez, o cuidado com as sobrancelhas e as unhas também foram apontados pela analista como importantes no mercado atual. “O design de sobrancelhas e as unhas em gel e acrílico são tendências fortes no segmento da beleza”, frisou. O design de barbas e cabelos masculinos é outra grande tendência em termos estéticos, inclusive na Paraíba.
“Na realidade, o homem sempre foi vaidoso, mas o que acontecia era que ele não tinha espaço. Agora, há barbearias que oferecem chopp, jogos, revistas específicas para o público masculino, ou seja, o homem está com espaço. Antes, se quisessem fazer unhas ou uma massagem, ficavam constrangidos por falta de um local que ofertasse o serviço para o homem. Por isso, o crescimento nessa área está muito grande e a tendência é crescer ainda mais. A vaidade não é só feminina. Percebo que essa tendência é muito forte principalmente entre os adolescentes”, esclareceu.
Durante a 11ª Feira Paraibana da Beleza, diversas marcas vão participar, trazendo os mais novos produtos e tendências em termos de beleza. No que se refere às unhas, por exemplo, a feira terá marcas como Patroa Esmalteria e Top Nails, que são de outros estados do país. Para as amantes de produtos para cabelos, estandes da Alfaparf, Luna, Tigga e Polishop também serão presença marcada no evento.
Paraíba é forte no mercado da beleza
Embora não existam indústrias de produtos de beleza, a Paraíba é importante pólo distribuidor de produtos. Além disso, o setor da beleza é um dos que mais cresce no estado. De acordo com dados da Receita Federal, o segmento reúne 7.684 microempreendedores e micro e pequenas empresas com atividades ligadas às atividades de lavagem, corte, penteado, tingimento e outros tratamentos do cabelo, serviços de barbearia, limpeza de pele, massagem facial, maquilagem, manicure e pedicure, depilação, estética e outros serviços de cuidados com a beleza. Desde 2010, o número de pequenos negócios formalizados da área cresceu 700% na Paraíba.
“Em relação ao segmento da beleza no estado, é uma minoria que diz que está passando por crise. Geralmente, são pessoas que não sabem inovar ou não sabem fazer
marketing. É preciso saber trabalhar com a autoestima das pessoas. É um segmento que não é afetado pela crise principalmente porque a indústria de cosméticos investe muito. Então, vale a pela investir e ainda há muito a ser explorado”, afirmou a analista Raquel Santos.
Santos também comentou que um setor bastante forte no mercado da beleza é do de maquiagem. “Na feira, vamos trazer diversas novidades, como batons diferentes e bases que, mesmo mergulhando, não saem da pele. Temos uma marca de maquiagem paraibana que é muito inovadora, que é a Anairana. Ela estará na feira com diversos produtos novos. Outra marca que também estará na feira é a Vult”, citou.

Esmalterias fazem sucesso em JP
O casal Carlos Eduardo Torres e Aline Mendes Torres resolveu investir numa esmalteria, aliando a paixão de Aline por esmaltes e a oportunidade de negócio no mercado de beleza. Há um ano, os dois lançaram o Minha Unha Esmalteria, que funciona no bairro dos Bancários, em João Pessoa e possui uma clientela fiel. “Vejo o mercado da beleza como promissor mesmo diante da crise. Quer queira, quer não, as mulheres querem sempre as unhas bem feitas e tratadas. Vai além de uma questão estética, é questão de limpeza e de apresentação pessoal. É praticamente um artigo de primeira necessidade”, contou Aline Mendes.
Para formar a base de clientes, a empresária afirmou que utilizou estratégias como mídias sociais para maior divulgação e um bom tratamento presencial. “Estou sempre inovando, buscando os mais novos lançamentos e fazendo promoções para agradar os clientes fieis e atrair novos. Também faço coffee breaks e procuro me destacar diante da concorrência”, explicou. As unhas em acrílico (acrylfix) e a esmaltação simples das unhas dos pés e das mãos são os serviços mais procurados pelas clientes.
“Tenho uma média de 800 atendimentos mensais. Tenho muitas clientes que vêm toda semana e sempre procuro tratar todas muito bem e sanar quaisquer eventuais problemas”, frisou a empresária.

Congresso vai focar em gestão
Durante a Feira , que vai acontecer no Centro de Convenções de João Pessoa, também será realizado o I Congresso Paraibano de Negócios da Beleza. “Vamos focar na gestão de salão de beleza, trazendo palestras e workshops com temas como inovação como motivação, ações em tempos de crise, promoção da empresa, segurança jurídica para os salões de beleza e ousadia para vender mais. Para um salão ser bem sucedido, não basta ter uma boa parte técnica, mas a gestão também precisa ser boa. O salão só cresce se tiver a união entre uma boa gestão e uma boa técnica”, frisou Raquel Santos, analista do Sebrae.
Profissionais da beleza da Paraíba se reúnem desde ontem para discutir e conhecer as tendências do setor para os próximos meses durante a 11ª Feira Paraibana da Beleza. Promovido pelo Sebrae Paraíba, o evento será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa até amanhã. A expectativa dos organizadores é reunir 8 mil pessoas ao longo dos três dias da Feira.
O evento vai promover palestras, aulas shows, workshops, oficinas técnicas, além da “Batalha dos Barbeiros”, “Campeonato de Unhas”, além do I Congresso Paraibano de Negócios da Beleza. Esta edição contará com 127 estandes de distribuidores de produtos e serviços de todo o país, que irão apresentar os mais recentes lançamentos do mercado nas áreas de tratamentos do cabelo, barbearia, limpeza de pele, massagem facial, maquilagem, manicure e pedicure, depilação, estética e outros serviços de cuidados com a beleza.
“Estamos com uma programação repleta de atividades para as mais diversas áreas que compõem o segmento. O mercado da beleza está em plena expansão, por isso os empresários precisam estar antenados com as tendências e como fidelizar seus clientes. Os empreendedores precisam inovar e estar preparados para atender a um mercado cada vez mais exigente”, disse Santos.
O ingresso para visitação custa R$ 10 e dá acesso aos três dias de evento para visitação a feira e palestras no palco principal. Os ingressos para os workshops custam R$ 50,00 e dão acesso aos três dias de evento para visitação a feira, palestras no palco principal e workshops. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2108.1265, 98899-9392 (Laudaci Maciel) e 99143-6239 (Raquel Santos). A 11ª Feira Paraibana da Beleza é uma realização do Sebrae e conta com o apoio da BioExtratus, Harmony, Anairana, Nova Distrimix, Mezso, Rafan Cosméticos e ECCO Fibras. Mais informações: www.sebraepb.com.br.
No concurso “Batalha dos Barbeiros”, nas categorias Tradicional, Desenho e Barba Express, os melhores colocados nas três categorias disputarão a grande final. Os vencedores em cada categoria receberão uma máquina de corte, um troféu, um certificado de campeão, kit cosméticos SharkBarber BDB e uma blusa da Batalha dos Barbeiros Brasil, além de tesoura, navalha e broche.
Já o II Campeonato Paraibano de Unhas vai premiar as profissionais em seis modalidades: Cutilagem Tradicional; Porcelana estrutura leito e ponta; Unhas artísticas com o tema: fauna e flora, nossas maiores riquezas; Fashion Nails Look; Estrutura em gel com francesinha permanente; e Alongamento de gel com tips. O valor é de R$ 50 em cada modalidade.
Celina Modesto – Jornal Correio da Paraíba

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