Demanda no transporte aéreo doméstico cresce pela 4ª vez seguida

Aviação Brasil

A demanda doméstica (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) registrou aumento de 1,6% em junho de 2017, quando comparada com o mesmo mês de 2016. Foi a quarta alta do indicador após 19 meses consecutivos em queda. A oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ASK) registrou queda de 1,0% na mesma comparação, após três altas consecutivas. Nos seis primeiros meses do ano, demanda e oferta acumularam alta de 0,6% e queda de 0,6%, respectivamente.
Em junho de 2017, foram transportados 6,9 milhões de passageiros pagos em voos domésticos, representando um aumento de 1,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
No primeiro semestre, Gol e Latam permaneceram na liderança no mercado doméstico, com participações de mercado da ordem de 35,9% e 32,3%, respectivamente. A Latam registrou uma baixa de 8,3% na comparação com igual período do ano anterior, enquanto a Avianca teve a maior variação positiva entre as quatro principais empresas aéreas (15%). Em junho de 2017, a participação das concorrentes das duas líderes avançou 10,4% na comparação com igual mês do ano anterior, tendo alcançado 32,1%.
Em junho de 2017, a taxa de aproveitamento dos assentos das aeronaves no mercado doméstico foi de 80,1%, aumentando 2,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No mês foram transportadas 34.790 toneladas de carga paga e correio no mercado doméstico, o que representou uma queda de 0,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Assessoria de Imprensa da Anac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *