Madalena Záccara lança o livro De sinhá prendada a artista visual

Eventos Culturais

A professora doutora Madalena Záccara lança, na próxima quinta-feira, 31, às 19h, na sala Waldimir Carvalho, na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa, o livro De sinhá prendada a artista visual: os caminhos da mulher artista em Pernambuco, resultado de uma pesquisa inédita coordenada pela professora do Departamento de Teoria da Arte da Universidade Federal de Pernambuco.
O livro resgata o perfil de um contingente expressivo de mulheres, umas consagradas, outras quase anônimas, que conseguiram conquistar seu espaço exercitando diferentes linguagens artísticas, na contramão de uma história da arte hegemônica, branca e masculina.
“Apesar das dificuldades e das lacunas da história, um número importante de mulheres trabalhou em Pernambuco, desde Rita Joana de Sousa, a primeira artista pernambucana de que temos notícia, nascida em Olinda em 1595. Nas sombras, à revelia das famílias ou com raros casos de incentivo, elas trabalharam, trabalham e, nas últimas década, a partir dos anos 70 do século XX, se multiplicaram. Esta pesquisa é apenas uma ação entre as muitas que podem e serão feitas: o resgate de parte dessa memória e de um pouco de esperança no sentido de que as novas gerações de artistas mulheres não sejam esquecidas como suas antepassadas, por uma história da arte branca, ocidental androcêntrica”, afirma a pesquisadora.
A professora Madalena Záccara é paraibana, e seu comprometimento com as questões de gênero ultrapassa fronteiras. Intercala uma intensa vida acadêmica dedicada ao ensino de História da Arte na Universidade Federal de Pernambuco com interesse na investigação sobre as questões de gênero, com a participação em coletivos de artistas e pesquisadores junto a comunidades vulneráveis do Brasil, em Moçambique e Cabo Verde, na África. Em Pernambuco, a comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, em Salgueiro, referência de autoestima e valorização da identidade étnica e cultural do povo negro, tem sido objeto de seu estudo e interesse.

O livro é resultado de uma pesquisa inédita coordenada pela professora Madalena Záccara, do Departamento de Teoria da Arte da UFPE, com a participação da Mestra em Artes Visuais Professora Marluce Carvalho, da artista Bárbara Collier e Xavana Celesnah, e prefaciado pela renomada arte- educadora e feminista brasileira Ana Mae Barbosa. Tem patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, com produção e coordenação editorial de Itamar Morgado; design gráfico e diagramação de Isabela Faria, Luiz Henrique de Aristeu Almeida e Matheus Barbosa.
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *