Secretário diz que Campina Grande se consagra como pólo esportivo e vira modelo

Paraíba

Campina Grande se transformou, nos últimos anos, num referencial na prática esportiva, graças a equipamentos comunitários, programas e dezenas eventos que estimulam a atividade física. Isto possibilitou a melhoria da saúde da população, além de consagrar a cidade como referencial esportivo para outros municípios da Paraíba e do Nordeste.
A avaliação é do secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Teles Albuquerque, que na tarde desta terça-feira, 29, participou, na Rádio Caturité, do programa Alô, Prefeito!.
Segundo o secretário, a expansão do esporte, sobretudo de atividades como caminhadas e corridas, além de dezenas de outras modalidades, tem sido possível por determinação do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ao autorizar construção de praças, implantação de academias populares nos mais distantes bairros, além da construção do Parque da Liberdade, onde funcionará um Centro Integrado de Esportes. Neste local, serão ofertadas à população cerca de 12 modalidades esportivas, tanto olímpicas como paraolímpicas.
“De fato, dentro de aproximadamente 90 dias, teremos praticamente a conclusão das obras do Parque da Liberdade que, inclusive, já vem sendo usado diariamente por cerca de 1.500 pessoas oriundas de 12 bairros da cidade. Neste parque, devido à parceria entre a PMCG e o Ministério do Esporte, teremos um grande centro de incentivo ao esporte, beneficiando a juventude e pessoas de outras faixas etárias”, anunciou Teles Albuquerque.
Mexe Campina
O secretário Teles Albuquerque lembrou iniciativas vencedoras como o Programa Mexe Campina, oferecendo orientação física e atividades esportivas gratuitamente à comunidade, além do importante papel da PMCG de apoiar os mais diversos eventos da cidade.
Também merece destaque a realização da Olímpiada do Servidor, Olímpiada Rainha da Borborema, Corrida da Inclusão e a futura Corrida do Idoso, a ser realizada em outubro, no Açude Velho, com a participação de mais de mil pessoas acima de 60 anos. Este esforço é fruto de parcerias entre secretarias como Sejel, Saúde, Semas e Educação.
Como resultado deste esforço, revelou que cerca de 40 mil pessoas em Campina Grande praticam caminhadas e outros esportes, ocupando espaços como Açude Velho, Parque da Criança, Avenida JK, Vila Olímpica Plínio Lemos, Parque da Liberdade e muitos outros. Por isso mesmo, até o final deste ano, a cidade vai promover mais 31 grandes eventos esportivos. Tal avanço tem estimulado outras cidades a desenvolver programas semelhantes ao Mexe Campina, a exemplo de Patos, Guarabira e Pilões.
Codecom Campina Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *