Pavilhão do Chá vira um Centro Cultural

Paraíba

O mais um espaço público da área mais antiga de João Pessoa foi entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo na noite desta quinta-feira (31) com mais vida, cultura e oportunidades de ocupação pela população. A Praça Venâncio Neiva foi entregue completamente requalificada e o Pavilhão do Chá é agora um Centro Cultural.
Com um investimento de mais de R$ 300 mil, a Praça Venâncio Neiva e o Pavilhão do Chá foram totalmente requalificados dentro do projeto que vem sendo desenvolvido pela PMJP e que visa recuperar todo o Centro Histórico da Capital. A partir de agora, o Centro Cultural Pavilhão do Chá será um espaço para diversas atividades culturais envolvendo as artes, como música, dança e literatura, além de exposições, oficinas, palestras, semelhante ao Centro Cultural de Mangabeira, por exemplo, um outro espaço que foi recuperado pela atual gestão.
O prefeito Luciano Cartaxo destacou o empenho da gestão municipal em recuperar o Centro Histórico da cidade. “Intervir no Centro Histórico não é tarefa fácil. Outros tiveram a oportunidade de fazer, mas preferiram fazer por outras áreas. O mandato de prefeito é de quatro anos e para fazer obras, serviços e ações que valorizam a cultura é preciso ter muita paciência, muito compromisso e determinação. E essa é uma marca da nossa gestão. E para chegarmos a este momento tivemos o trabalho de muitas mãos, todas as secretarias da prefeitura estão envolvidas, deram seu apoio para que o Centro Cultura Pavilhão do Chá se tornasse realidade”, afirmou.
O secretário adjunto do Turismo, Graco Parente, enalteceu a reabertura desse importante espaço para os pessoenses, mas, sobretudo, destacou que a cidade ganha outro ponto turístico e que deverá ser visitado pelos turistas. “Sem dúvida é uma obra que terá impacto na movimentação de turistas e dos próprios moradores de João Pessoa, que precisam visitar o local e conhecer mais a história da cidade”, afirmou Graco.
   
Obras – O projeto realizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) contemplou a praça com a padronização da grama e novas espécies vegetais, resgatando a marcação dos passeios previstos nos registros históricos, recuperação dos bancos existentes, conservação dos postes, respeitando-se o princípio de historicidade, como também a inserção de novos postes, manutenção e relocação dos telefones públicos da área central para as extremidades da praça e manutenção e restauração do busto Venâncio Neiva.
A obra também compreendeu serviço de limpeza e pintura das fachadas e elementos compositivos, serviço de limpeza e impermeabilização das lajes de concreto, restauração do piso atual externo e interno, restauração da escadaria em madeira e da estrutura metaliza e dos elementos vítreos do lanternim. Os serviços foram executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Redação com Secom João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *