Primavera já embeleza pontos turísticos de João Pessoa

Paraíba

A Primavera começa às 17h02, da próxima quinta-feira (22). Mas essa estação do ano, que se caracteriza pelo desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura, já é percebida por muita gente nas ruas de João Pessoa – até por quem vive há pouco tempo na cidade. “Estou amando a cidade, principalmente a Lagoa, é um parque incrível. O verde, as flores, o clima, difícil saber quando não é primavera aqui”, relata com deslumbramento a estudante colombiana, Natali Hernandez.
Há quatro meses ela se mudou de Bogotá para João Pessoa com a irmã, Joana Hernandez, para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre uma pausa e outra nos estudos, as duas aproveitam para curtir as belezas da Capital, principalmente os ambientes naturais, “as áreas verdes”, destaca Joana Hernandez. “A gente vem sempre aqui, gostamos do ambiente da Lagoa, de descansar, conhecer pessoas e contemplar a natureza – belíssima”, completa.
A Lagoa do Parque Solon de Lucena é praticamente um ponto de passagem obrigatório na rotina de milhares de moradores e visitantes da cidade. A partir de sua revitalização, através da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o lugar recuperou o status de ser o primeiro destino de quem, assim como as irmãs colombianas, buscam a calmaria em meio à agitação da cidade grande, além de contemplar a beleza da natureza.
Se antes o principal cartão-postal da cidade impressionava do alto mas decepcionava de perto, hoje, é cenário de muitas belezas, multiplicadas pela chegada da primavera. E registradas todos instantes pelos olhares e lentes dos seus admiradores mais fiéis. “Eu venho sempre aqui, às vezes com meu filho, outras com amigas”, afirma a dona de casa Rosicleide da Silva, acompanhada da amiga, Cristiane dos Santos, com quem posava para as fotos estilo selfie. “Toda vez que eu venho aqui tenho que fazer o registro. E mais na primavera, quando a Lagoa fica ainda mais bonita”, justifica Cristiane, num tom bem humorado.
A primavera também é percebida pelos olhares das adolescentes na Praça da Independência. Maria Luiza, Ismaeli Maria e Stefany, estudantes do 3° e 2° ano, respectivamente, trocaram o ambiente escolar pelo jardim da Praça para criar seus projetos da Semana Cultural. “A gente decidiu vir pra cá para ficar mais a vontade e ao mesmo tempo apreciar a beleza da Praça da Independência”, explica Maria Luiza, que resume a importância da primavera. “Conscientização. Acho que as pessoas deveriam aproveitar a beleza da estação para preservar mais o meio ambiente”, finaliza.

A Praça da Independência também recebeu reforma da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os trabalhos de revitalização buscaram valorizar justamente os elementos que compõem a identidade do espaço, como seus jardins e monumento. A cobertura vegetal do paisagismo forma um mosaico multicor em meio ao verde predominante.
São exemplares arbóreos, herbáceos e arbustivos, contando com ixóras vermelhas e amarelas, helicônias, dianelas, dracenas, arcas de Noé, panamás vermelhos e assistácias. “É um ambiente maravilhoso, senão a gente estaria agora na sala para finalizar o projeto. Acho que falar de primavera é estar aqui na Praça da Independência”, conclui.
Site da PMJP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *