Barreirinhas (MA) terá aeroporto e Azul deve iniciar voo na alta estação

Cotidiano

A cidade de Barreirinhas, distante 276 de São Luis, capital do Maranhão, terá um aeroporto em breve, conforme revelou a superintendente de Promoção e Marketing da Sectur, Cristine Muller. Segundo ela, o governo já está negociando com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras um voo de São Paulo, com um ATR-42, com capacidade para 50 passageiros. “As obras estão em fase de ajuste final”, apontou Muller, durante a Expo Internacional de Turismo, que está acontecendo no Expo Norte, em São Paulo, até esta sexta-feira (29).
De acordo com Cristiane Muller, o governo está negociando a ampliação de voos para a capital maranhense, reduzindo a alíquota de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) que incide no combustível de aviação. De acordo com ela, desde 2015 essa ação tem sido negociada com a oferta de três cotas, levando em conta o número de aeroportos a serem utilizados.
Para operar em apenas um aeroporto, o governo cobra 17% de ICMS, para atuar em dois aeroportos, esse percentual cai para 12,5%, e, para operar em três aeroportos (já incluindo o de Barreirinhas) a alíquota passa a ser de 7,5%. “A Azul já manifestou interesse e acreditamos que já na alta estação estaremos operando um voo para aquele destino”, apontou.
Cristiane Muller disse que o Maranhão tem um imenso potencial e no novo mapa turístico anunciado pelo Ministério do Turismo o estado passou a contar com 53 cidades turísticas – no mapa anterior eram 46 cidades. Ela destacou, além de São Luis, localidades como a Chapada das Mesas e os Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais procurados pelos turistas e que levou em conta o projeto de construção do aeroporto no município.
Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *