Experiência do Turismo na Paraíba em destaque no Festival do Turismo de João Pessoa

Regina Amorim

Quem disse que turismo na Paraíba é apenas turismo de sol e mar? A diversidade de relevo, paisagens e expressões culturais, a cada 150 km, no Estado, é de uma riqueza de atributos e atrativos, ainda pouco conhecidos pelos mercados emissores regionais, nacionais e internacionais.
As ofertas de produtos turísticos diferenciados das regiões paraibanas do Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú, Agreste e Sertão, ampliaram o leque de oportunidades de negócios e investimentos, tornando a Paraíba nesses últimos cinco anos, um destino turístico mais competitivo, se comparado a destinos consolidados do Nordeste.
As tradições, a história e a cultura da Paraíba, em todas as suas regiões, encantam os turistas que visitam o Estado. A diversidade ambiental provocada por diferentes ecossistemas, é um convite à novas experiências, por caminhos memoráveis, de sons, cheiros, cores e vida, em cenários de formações rochosas, matas, vales e unidades de conservação, que somam às tradições culturais, aos sabores, saberes e fazeres da população de cada região.
Atualmente a Paraíba compreende mais de 150 atividades criativas de vivências, com foco na produção associada ao turismo e na economia criativa. Promover experiências únicas e legítimas no turismo da Paraíba, fazendo com que o turista não tenha uma viagem tradicional é a grande transformação dos micro e pequenos negócios.
A atividade turística nos municípios paraibanos é um fator de desenvolvimento local e regional, adequada às novas experiências de consumo. O estado da Paraíba, hoje tem um modelo de turismo sustentável, com inclusão social, valorização da cultural local, aumento da competitividade com visão territorial do desenvolvimento, econômico, cultural, social e ambiental.
A criação da rede de turismo de experiência da Paraíba, também foi um dos caminhos para o turismo competitivo, através do fortalecimento da confiança, da cooperação, da inovação, da criatividade, da união dos atores e da interação das regiões paraibanas.
A rede é entendida como a capacidade de articulação dos empreendedores locais com a finalidade de alinhar interesses comuns, resolver problemas complexos ou ampliar os resultados coletivos, que não poderiam ser alcançados de forma isolada.
Os expositores e visitantes do Festival de Turismo de João Pessoa poderão fazer bons negócios no corredor da “PARAÍBA – 35 dias de Vivências e Experiências”, resultados da atuação do SEBRAE/PB, em mais de 20 municípios, inclusive João Pessoa, com Passeio de Carros Antigos, Rota dos Ateliês de João Pessoa, Rota das Cafeterias Criativas de João Pessoa, Passeio Turístico de Tuk Tuk.
Ainda em destaque, os Caminhos do Vale do Paraíba, a Rota Gastronômica do Brejo e toda uma produção associada ao turismo, que agrega valor aos produtos e equipamentos turísticos das diversas regiões.
A Paraíba é um cenário perfeito e fantástico, que dispõe de várias modalidades de turismo: rural, cultural, étnico, ecoturismo, turismo de aventura, religioso, científico-arqueológico e paleontológico, sol e mar, negócios e eventos. As experiências estão por todos os caminhos turísticos e as oportunidades não se esgotam, são crescentes e se multiplicam, quando o resultado tem foco na economia criativa e na economia da experiência.
Aguardamos a sua visita ao Festival de Turismo de João Pessoa – PARAÍBA 35 DIAS DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS, e na sala de palestras do SEBRAE, durante o evento. Essa é a Paraíba que você precisa conhecer.

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE – Paraíba.
Fotos: Beth Ribeiro

1 thought on “Experiência do Turismo na Paraíba em destaque no Festival do Turismo de João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *