Festival JPA vira referência nacional e internacional

Fábio Cardoso

A 7ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana, tem se consolidado ano a ano como um dos principais do Brasil e o único do Nordeste e tem atraído cada vez mais fornecedores e agentes de viagens, que buscam relacionamento e, principalmente, as novidades do setor.
O reflexo imediato do sucesso do evento poderia ser visto nos corredores do ambiente onde toda a estrutura de estandes foi montada. As salas de capacitações lotadas de agentes de viagens ávidos por conhecimento e novidades; os fornecedores inovando em suas apresentações, despertando ainda mais interesse; os contatos corpo a corpo, com resultados bastante satisfatórios; e muitas empresas decidiram ir um pouco mais além de um balcão, montando corretores inteiros com diversas empresas parceiras.
O Festival JPA trouxe este ano para João Pessoa Milagros Ochoa de Koepke, executiva do Promo Peru, que ficou deslumbrada com a receptividade e já anunciou que pretende promover na capital paraibana em 2018 um evento que irá reunir o melhor da gastronomia peruana e paraibana que, segundo ela, têm características bastante semelhantes. A ideia inicial seria realizar o evento no mesmo período do Festival.

Outro destaque internacional veio de Salvador (BA). A companhia aérea Air Europa aproveitou a presença de quase dois mil agentes de viagens do Nordeste, principalmente, para divulgar o novo voo que será operado a partir de 20 de dezembro, ligando Recife a Madri, sem escalas. Enrique Martin-Ambrosio revelou que cerca de 20% dos passageiros deverão ser paraibanos, um mercado estratégico para a empresa, tendo em vista a proximidade entre as capitais João Pessoa e Recife.
O Festival JPA também trouxe uma maior aposta da Rede Nord, que decidiu ampliar a sua presença nesta edição e investiu em um corredor, que contou com a parceria de outras empresas, como o Café Três Corações, a de lavanderias, Nepomuck e a Reagens, que fez uma demonstração exclusiva do marketing olfativo.
O Sebrae da Paraíba também foi bastante feliz com a proposta de promover palestras relacionadas à economia criativa em um ambiente melhor e mais amplo, diferente do ano passado onde as salas de capacitações ficaram espremidas no estande, prejudicando a dinâmica das palestras. Houve muito mais interação e todos tiveram a oportunidade de conhecer roteiros bastante interessantes, como a Rota das Cafeterias, o Roteiro Cultural pelo Brejo da Paraíba, além das experiências relacionadas à economia criativa como as do Engenho Triunfo e o Restaurante de Vó Maria, ambos de Areia. A gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim, comemorou o sucesso da nova proposta de apresentação.

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, já demonstrava empolgação logo na cerimônia de abertura do Festival JPA. O evento e João Pessoa passaram a ser vistos em todo o País como referências da boa prática do turismo, demonstrando forte crescimento e com muita qualidade. Na opinião do ministro, a participação no evento é uma obrigação para os profissionais que querem se atualizar e estar na prateleira dos agentes de viagens.
Cláudio J. S. Júnior, um dos diretores do Festival JPA, afirmou que o sucesso da edição deste ano do evento é fruto de muito trabalho que é feito durante todo o ano, com participação nas principais feiras de turismo, seja no Brasil ou no exterior, bem como no relacionamento direto com os parceiros e as agências de viagens. Mesmo em um período de crise econômica, o evento conseguiu se superar e crescer 35% em seu faturamento, assim como em quase 40% no número de expositores internacionais, indicando uma tendência de internacionalização.
Mesmo antes de ser iniciado, o catálogo da edição de 2018 do Festival JPA, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro, já estava circulando pelos corredores de alguns eventos, como o Expo Abav Internacional de Turismo, realizado em setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesse segmento, não se pode perder tempo. Os organizadores ainda não fizeram estimativas sobre o crescimento da próxima edição, mas, pela coleta de opiniões de muitos expositores, ele deve ser maior, mais qualificado e melhor.
Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *