Conheça Leeuwarden, a Capital Cultural da Europa em 2018

Mundo

A cidade de Leeuwarden, na região da Frísia, acaba de ser anunciada como Capital Cultural da Europa em 2018. Localizada no Norte da Holanda, a uma hora e meia de Amsterdã, Leeuwarden é um dos tesouros mais bem guardados do país, onde o famoso artista gráfico M.C. Escher e a misteriosa dançarina Mata Hari nasceram.
O projeto criado pela União Europeia destaca a diversidade cultural no continente e promove a contribuição da cultura para o desenvolvimento das cidades. Ser nomeada uma Capital Cultural da Europa – apenas duas por ano ostentam o título – é não só uma grande honra, mas também uma ótima oportunidade para impulsionar o turismo local, ao mesmo tempo que melhora a imagem da cidade pela perspectiva dos próprios habitantes.
Os programas típicos de Leeuwarden incluem fazer compras nas ruas estreitas e charmosas, desfrutar de um passeio de barco pelos canais centenários e descobrir as raízes culturais da Frísia no Museu Fries. Em 2018, os roteiros turísticos básicos são reforçados com uma rica programação cultural, que se estende também a cidades vizinhas, com participação ativa da comunidade local. Nunca houve um momento melhor para visitar Leeuwarden e região.
Comunidade unida
Ao reunir artistas, cientistas, agricultores, frisões e visitantes com boas ideias, a Capital Europeia da Cultura pretende moldar o mundo como uma comunidade colaborativa aberta (ou “iepen mienskip”, como é conhecido localmente na região). Milhares de frísios estão envolvidos na programação, que emergiu de um movimento popular. Novas perspectivas de artistas internacionais levaram a um programa internacional que abraça um sentimento de comunidade e comunhão.
Programação
O programa completo consiste em mais de 60 eventos principais e centenas de projetos comunitários, os Mienskip, divididos em quatro temas;
1. Atreva-se a sonhar: projetos que nos encorajam a sonhar grande;
2. Atreva-se a agir: projetos que destacam a transformação para um mundo mais sustentável.
3. Atreva-se a ser diferente: projetos que promovam a diversidade cultural.
4. Realeza Frísia: as joias e os heróis locais da Frísia.
Os destaques da programação incluem:
Mata Hari – Museu da Frísia
Um século após sua morte, o Museu da Frísia apresenta a maior exposição dedicada à vida de Mata Hari, dançarina holandesa condenada à morte por espionagem. Objetos pessoais, fotografias, álbuns de fotos, cartas e registros militares vão apresentar o visitante a Margaretha Zelle, a menina por trás do mito Mata Hari. Viaje com ela de Leeuwarden, sua cidade natal, para as Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia, e saiba mais sobre sua fama nos teatros de dança parisienses e como se envolveu em uma teia de intriga durante a Primeira Guerra Mundial, que resultou na sua prisão. Até 2 de abril de 2018.

A Jornada de Escher – Museu da Frísia
O trabalho do artista gráfico Maurits Cornelis Escher é particularmente icônico e faz parte da memória coletiva da população mundial. Quem não está familiarizado com as ilusões de ótica envolvendo pássaros, salamandras, escadas e cubos? A Jornada de Escher será uma extensa exibição do trabalho do mago da perspectiva, que nasceu em Leeuwarden. De 28 de abril a 28 de outubro de 2018.

Onze Fontes – Várias cidades
O centro de onze cidades da Frísia e seus residentes recebem onze artistas de renome internacional para criarem uma fonte que expresse a história e a cultura da região de uma forma única. De 18 de maio a 31 de dezembro de 2018.
The Giants of Royal de Luxe – Centro de Leeuwarden
Depois de produções em Buenos Aires, Montreal, Liverpool e Barcelona, a companhia de teatro de rua Royal de Luxe traz suas icônicas marionetes para Leeuwarden. O desfile de gigantes – alguns tão altos como edifícios – marchará pelas ruas contando a história e o folclore da cidade. Os gigantes movem-se com a ajuda de centenas de voluntários que os animam à medida que o programa avança. Um espetáculo inspirador! De 17 a 19 de agosto de 2018.
Confira a programação completa de eventos aqui https://www.friesland.nl/uploads/media/59d26290cb4be/lf2018-yearmagazine-en.pdf?v1 .
Sobre a Holland Alliance
Composta por três empresas, NBTC Holland Marketing, KLM Royal Dutch Airlines e Aeroporto Schiphol, a Holland Alliance chegou ao Brasil em 2012 para uma campanha conjunta de promoção da Holanda. Com o objetivo de divulgar o destino por meio de seus aspectos culturais, estilo de vida holandês e belezas naturais, a Holland Alliance conta ainda com o apoio de diversas instituições ligadas ao turismo local. Para mais informações, acesse: www.holland.com e no Facebook “Visite a Holanda”.
Edelman Significa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *