Projeto Forró na Feira estreia na Feirinha de Tambaú neste sábado

Paraíba

Um espaço para o autêntico forró de raiz, permitindo que os artistas da Capital possam mostrar seus trabalhos fora do período junino. Essa é a proposta do Forró na Feira, que vai levar um trio de forró aos mercados públicos da Capital, sempre aos sábados. A estreia do projeto, que é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Fórum do Forró de Raiz e com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), será às 19h deste sábado (4), na Ferinha de Tambaú.
De acordo com o diretor executivo adjunto da Funjope, Jonildo Cavalcanti, o Forró na Feira é um projeto que busca a valorização e resgate do forró de raiz, que é a verdadeira música nordestina. “Esse projeto tem parceria com o Fórum do Forró de Raiz, composto por vários cantores, compositores. Foi um projeto compartilhado com a entidade que representa esse seguimento aqui na cidade. Nós buscamos o entendimento para compor o melhor formato”, afirmou.
O diretor adjunto da Funjope disse ainda que “a ideia de se fazer a estreia em Tambaú, ao lado da feirinha, é para valorizar nosso artesanato e também fazer com que o turista absorva esse tipo de música. Até então a reivindicação se dava pelo fato dos artistas desse seguimento terem seu momento apenas nos festejos juninos. Nós entendemos que o forró é a principal expressão musical da nossa cultura, então a Prefeitura vai continuar apoiando esses artistas”.
Segundo a coordenadora do Fórum do Forró de Raiz, Joana Alves, a proposta da entidade é divulgar o forró autêntico, dando visibilidade aos artistas que não têm espaço na mídia e são lembrados apenas nos meses de junho e julho. “Nosso objetivo é divulgar o forró de raiz e provocar um debate sobre a necessidade de ampliar os espaços de atuação desses músicos para poder dar sustentabilidade a eles, que representam a cultura nordestina”, explicou.
Primeira atração–A estreia do projeto coincide com as comemorações do Dia Nacional da Cultura. A primeira atração será o trio Ripa na Chulipa, que se apresenta neste sábado (4), a partir das 19h, na Feirinha de Tambaú. Com Paulinho (sanfona), João Neto (triângulo e voz), Reginaldo (zabumba), e apoio de Chico (bateria) e Zeca (baixo) promete animar a Feirinha com músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Maciel Melo, Jorge de Altinho, Pinto do Acordeon e Antônio Barros e Cecéu.
Secom João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *