MSC Cruzeiros e Fincantieri anunciam acordo para a construção de dois navios Seaside EVO

Mundo

Nessa quarta-feira, (29), no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, na Itália, a MSC Cruzeiros recebeu oficialmente seu novo e revolucionário navio, o MSC Seaside. A cerimônia contou com a presença de Sergio Mattarella, presidente da República Italiana, Graziano Delrio, ministro italiano de Infraestrutura e dos Transportes, bem como outras autoridades.
Esse foi o segundo novo transatlântico entregue neste ano e, no evento, a armadora e o Fincantieri também assinaram a encomenda de dois navios Seaside EVO, uma evolução do protótipo do Seaside, que representam um investimento total de 1,8 bilhão de euros.
Com o novo acordo entre a MSC Cruzeiros e o Fincantieri, o espaço inicialmente reservado para o terceiro navio da geração Seaside, com entrega prevista para 2021, foi substituído pela construção do primeiro dos dois navios Seaside EVO. O segundo tem entrega prevista para 2023.
Além de oferecer ainda mais espaço, os navios Seaside EVO serão maiores, terão mais cabines, um Yacht Club ampliado – com um deck adicional e suítes mais amplas – e hospedarão até 5.646 hóspedes. Assim como a geração Seaside, eles serão equipados com a mais recente e avançada tecnologia ambiental, incluindo um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR); um avançado sistema tecnológico para controle de emissões ativas, que reduz significativamente o óxido de nitrogênio (NOx) transformando-o em nitrogênio inofensivo (N2) e água; tecnologia de limpeza de gases de escape (EGC), para atender aos regulamentos de exaustão mais rigorosos nas áreas portuárias e operacionais; os mais avançados sistemas de gestão e reciclagem de resíduos; sistemas inovadores de tratamento de água, os quais vão além das normas regulatórias e atendem aos mais altos padrões da indústria; e um sistema avançado de recuperação de energia e calor.
Estas embarcações contarão ainda com o que há de mais atual em termos de dispositivos para economia de energia e todas as áreas serão equipadas com iluminação LED. Os navios serão ultra-hidrodinâmicos graças às linhas de casco optimizadas, hélices e lemes, combinados com a pintura anti-incrustante. Com isso, a resistência das ondas será ainda mais reduzida, o que resultará em um consumo mais eficiente de combustível.
Com os novos navios, o atual plano de expansão da empresa, sem precedentes na indústria, passará a incluir 12 novas embarcações a serem construídas até 2026, representando um investimento global de 10,5 bilhões de euros.
Durante a cerimônia de entrega do MSC Seaside, que homenageou uma secular tradição marítima, Roberto Olivari, diretor do estaleiro Fincantieri, entregou a Pier Paolo Scala, comandante do novo navio, uma ampola com as primeiras águas que tocaram o casco quando o transatlântico flutuou no início deste ano. Após o encerramento do evento, a embarcação partiu para Trieste. De lá, seguirá com destino a Miami para sua cerimônia de inauguração, que acontecerá no dia 21 de dezembro.
O MSC Seaside, primeiro navio da geração Seaside, é um protótipo completamente novo que estabelece novos e inovadores limites na construção e no design de navios. Com 153.516 toneladas e capacidade para 5.119 hóspedes, é o segundo transatlântico recém-construído a integrar a nova geração da frota MSC Cruzeiros e o primeiro a ser entregue pelo Fincantieri. Ele realizará itinerários partindo de Miami e fará seu primeiro cruzeiro pelo Caribe, visitando diversos destinos pelo leste e oeste da região.
Depois do MSC Seaside, o MSC Seaview será inaugurado em junho de 2018, para sua temporada inaugural no Mediterrâneo. Durante a cerimônia de entrega, Vago anunciou que o evento de inauguração do MSC Seaview será realizado em Civitavecchia, na Itália, no dia 02 de junho do próximo ano.
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *