Rotatória de acesso ao Aeroporto Castro Pinto terá réplica da Torre Eiffel

Paraíba

A cidade de Bayeux, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, tem uma forte influência no processo de sua colonização pela proximidade da capital paraibana e de Santa Rita, todas habitadas por índios potiguaras e tabajaras, que viviam no litoral paraibano às margens do Rio Paraíba e alguns de seus afluentes como os rios Sanhauá e Paroeira.
Mas o nome Bayeux veio por força de um decreto-lei estadual, em 21 de junho de 1944, por sugestão do então jornalista Assis Chateaubriand ao interventor do estado, Rui Carneiro. Bayeux passou a ser o nome do município paraibano em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Agora, 73 anos após a homenagem, uma réplica da emblemática Torre Eiffel, símbolo máximo da França, será instalada em uma das rotatórias próximas ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que pertence ao município. O processo de urbanização é de autoria de Walliano Rodrigues, arquiteto e nascido em Bayeux.
Alguns detalhes desse projeto foram discutidos durante uma reunião nesta terça-feira (05) coordenada pelo secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, e que contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo de Bayeux.
Segundo Saulo Barreto, diretor de projetos da Setur-JP, Bayeux tem “profundas ligações com a francofonia” e nada mais justo do que fazer mais essa homenagem.

Fábio Cardoso

1 thought on “Rotatória de acesso ao Aeroporto Castro Pinto terá réplica da Torre Eiffel

  1. olá tudo bem com vocês? espero que sim, Eu me chamo Leandro de Araújo sou aluno de guia de turismo do SENAC estava aqui fazendo uma pesquisa sobre as regiões com potencialidade turística e percebi que em santa Rita, Bayeux, existe essa Rota Sanhauá, eu não sabia como faço para poder fazer este percurso? as cidades tem secretárias que possa me atender? fiquei curioso agora, e sera importante pra minha formação de informações. alguém pode me ajudar.

    Rotatória de acesso ao Aeroporto Castro Pinto terá réplica da Torre Eiffel, oque ouvi pra este feito não acontecer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *