Luto no jornalismo turístico: José Mário morre em Fortaleza

Brasil

O jornalista brasileiro especializado em Turismo está de luto. O jornalista José Mário Pinto faleceu na noite deste domingo (28) aos 83 anos. Ele estava internado desde quinta-feira, 25, por conta de uma pneumonia. José Mário tinha 61 anos de profissão, e faria 54 anos de O POVO em abril deste ano.
Zé Mário era uma das pessoas mais queridas da área, sempre gentil e atencioso, o conheci ainda quando eu estava começando nesse segmento durante o Congresso da Abav realizado em Curitiba (PR). Ficamos instalados no mesmo quarto do hotel – como ocorre nos eventos da Abav – e, mesmo sendo um desconhecido para ele, até então, em momento algum me deixou desconfortável, pelo contrário, foi um verdadeiro embaixador, me apresentando às pessoas sem qualquer cerimônia.
Não via Zé Mário há algum tempo, mas, quando o via assuntos era o que não faltavam. E todos, uma a um, fazia questão de ouvi-los. O cearense, paraibano, paulista, carioca, brasileiro, era uma das figuras mais queridas do jornalismo turístico nacional, e, porque não dizer, internacional.
A tristeza bate no coração, mas tenho a convicção de que tudo que aprendi com essa figura iluminada ainda posso ser um multiplicador de seus ensinamentos.
Zé Mário, agora ao lado do Senhor, fica em paz e certamente qualquer dia a gente volta a se encontrar.
Texto abaixo também é um belo relato da jornalista Edgony Bezerra, que atuou por muitos anos à frente da editoria de Turismo do Jornal Diário do Nordeste, do Ceará, e que é uma personagem com centenas de histórias do grande profissionalismo do Zé Mário.
Fábio Cardoso
Por Edgony Bezerra
Numa manhã chuvosa neste dia 29 de janeiro de 2018 nos despedimos do jornalista José Mário Pinto em sua partida para o Reino Celestial. Esta foi sua última viagem, desta vez sem retorno e para um mundo melhor. Familiares e amigos se despediram do jornalista, que encerrou sua caminhada neste mundo e foi ao encontro do Deus da vida.
Na sua caminhada terrena, José Mário exerceu muitas funções: pertenceu ao quadro de oficiais da reserva do Exército e foi jornalista do O Povo por mais de 50 anos com maior dedicação ao turismo. Nesta editoria ele teve a oportunidade de participar de eventos e fazer muitas viagens nacionais e internacionais.
Como sua colega, fui atraída por ele para divulgar o turismo e ampliarmos os espaços nos jornais locais. Seguindo sua orientação, passei a escrever uma página no jornal Tribuna do Ceará. Para isto, ele me orientava e fazia as apresentações necessárias para que eu ficasse conhecida no mercado. Abriu portas e me mostrou um mundo de oportunidades nesta que foi a minha principal atividade profissional.
Minha escolha editorial se fortaleceu no jornal Diário do Nordeste, onde criei espaços para o turismo e editei um caderno durante 27 anos. Como o meu “mestre”, exerci um trabalho com dedicação e amor. Viajamos juntos para eventos nacionais por mais de 25 anos. Nunca fomos concorrentes. Sempre respeitamos os espaços um do outro. Foi uma experiência vitoriosa que hoje eu revelo e agradeço pela oportunidade. Obrigado colega José Mário Pinto!
Foto: Camila de Almeida/O Povo