Praia de Tambaba é primeira área oficial de interesse turístico naturista do Brasil

Paraíba

A praia de Tambaba, no litoral Sul da Paraíba, agora conta com uma área de 18 hectares para a prática de naturismo após receber a doação de um terreno que pertencia a um grupo empresarial ligado à construção e incorporações imobiliárias. O ato de doação para a Federação Brasileira de Naturismo aconteceu no gabinete da prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB) na primeira semana de março.
Segundo o presidente da entidade, Pedro Ribeiro, que mora no Rio de Janeiro, já há estudos para a implantação de uma série de melhoramentos na área para atendimento aos turistas como instalação de pousadas, bares e restaurantes que provoquem pequeno impacto ao meio ambiente e fora da APA (Área de Preservação Ambiental).
O ato de doação simbolizou para os naturistas um marco internacional, tendo em vista Tambaba ter sido a primeira área oficial de interesse turístico naturista do Brasil.
A criação de uma área de proteção especial para Tambaba foi defendida por membros da Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata) e do Movimento Nu após o anúncio de que todo o terreno no entorno da praia havia sido vendido para grandes incorporações imobiliárias, que planejavam vender os mais de mil lotes para empreendedores que quisessem construir condomínios residenciais, pousadas e hotéis.
Na opinião da diretoria da Federação, o projeto ameaçou a continuidade da prática naturista na praia de Tambaba, porque, além de haver previsão de abertura de acessos exclusivos para os futuros moradores e hóspedes para a praia, as construções estariam previstas até a área onde é atualmente o estacionamento, acabando com qualquer privacidade. “Com certeza seria o fim da prática naturista no local”, apontava a entidade.
O argumento de convencimento da Federação junto aos empresários foi o fato de que a prática do naturismo poderia ser um grande negócio para eles, que poderiam apostar na construção de hotéis e pousadas naturistas e até um resort naturista, que tem um forte apelo no mercado internacional, onde a prática do naturismo é exercida por milhões de pessoas, principalmente, na Europa.
De acordo com a entidade, os empresários já projetaram um grande cinturão verde de proteção ambiental em torno de toda APA (Área de Proteção Ambiental) da praia de Tambaba.
A partir de agora, conforme Pedro Ribeiro, os trabalhos serão realizados juntamente com os governos municipal e estadual para concretizar o projeto capitaneado pelo secretário de turismo do governo da Paraíba, Ivan Burity, de transformar toda área da praia de Tambaba, incluindo a APA no entorno, em área de interesse turístico naturista da Paraíba.
Fábio Cardoso