ABIH não comenta sobre acordo do Cade com Booking, Decolar e Expedia para preços

Paraíba

O presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira dos Hotéis), Manoel Cardoso Linhares, disse nesta terça-feira (27) que a entidade não irá se manifestar ainda sobre a decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que assinou um acordo com as empresas Booking, Decolar e Expedia para flexibilizar a regra que impede os hotéis de ofertarem preços menores do que aqueles que aparecem nos sites dessas agências.
Com o acordo, a chamada cláusula de paridade, que é o mecanismo que garante que as três agências de viagem online ofereçam preços melhores aos consumidores do que aqueles ofertados pelos próprios hotéis em seus canais de venda, cai. O acordo prevê que essa cláusula não poderá ser aplicada para proibir ofertas dos hotéis nos canais de venda offline, como contato por telefone, agências de turismo físicas e balcão de reservas.
“Não fomos consultados e nem convocados para opinar sobre o tema”, afirmou Linhares, que está em João Pessoa para divulgar a realização do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, que esse ano será no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. “Iremos ouvir todas as ABIHs estaduais e do Distrito Federal para tomarmos uma posição em conjunto e definir o que será melhor para a nossa hotelaria”, apontou ele.
Para o dirigente da ABIH Nacional, a entrada dos aplicativos no mercado hoteleiro trouxe uma nova realidade tecnológica, que é benéfica, mas tem prejudicado o setor em alguns pontos, e que é necessária uma urgente regulamentação dessas atividades. “Precisamos, por exemplo, de uma Lei abrangente e que proteja o setor que tem uma carga de tributos muito elevada”, pontuou Linhares, citando o AirBNB como um aplicativo que tem prejudicado a hotelaria.
Fábio Cardoso