Ponto turístico: Fundação Casa de José Américo abre nos finais de semana

Paraíba

A Fundação Casa de José Américo vai abrir nos finais de semana para visitação aos seus jardins, pomar, Museu, Mausoléu de José Américo  e Arquivos dos Governadores, a partir dos dias 7 e 8 de abril.  O horário de visitação será das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. A Fundação está situada na Avenida Cabo Branco, 3336, em João Pessoa.

Quem visitar a Fundação Casa de José Américo encontrará um importante centro histórico, artístico-cultural e de lazer, em localização privilegiada, de onde se vê a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas. A FCJA é um recanto aprazível, que tem como missão “preservar, pesquisar e divulgar a vida e obra de José Américo de Almeida e a cultura paraibana, para o engrandecimento da sociedade”. Todo cenário ao redor, na praia de Cabo Branco, onde ali viveu seus últimos anos e que serviu de inspiração para seu patrono escritor, soma-se à riqueza cultural que abriga as suas dependências interiores.

Museu Casa de José Américo – Foi neste local onde José Américo viveu os últimos anos de sua vida. A casa foi transformada em museu, preservando sua originalidade, guardando as  características de quando ele nela residia. Abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, assim como a biblioteca e o arquivo fotográfico.

Dentre os atrativos, uma escultura de corpo inteiro de José Américo, vestindo o fardão e empunhando a espada da Academia Brasileira de Letras – ABL. Também é imortal da Academia Paraibana de Letras. No terraço, José Américo recebia amigos, intelectuais, jornalistas, populares e autoridades, e nele estão as mesmas cadeiras, samambaia e fotos de quando foi visitado por intelectuais, escritores, onde se destacam Jorge Amado e Câmara Cascudo.

Arquivos – Um dos destaques da Fundação Casa de José Américo são os Arquivos dos governadores e personalidades paraibanas, que abrigam rico acervo com milhares de documentos, entre manuscritos e impressos em geral, fotos e peças de áudio e vídeo, da vida política paraibana. A riqueza documental tem o reconhecimento da comunidade, fato constatado por meio da demanda de estudantes de nível médio e superior, pesquisadores e usuários que procuram o Departamento de Documentação e Arquivos para realizarem consultas sobre os mais diversos assuntos sócio-culturais, políticos, econômicos.

Mausoléu – O monumento, que guarda os restos mortais de José Américo de Almeida e sua esposa, dona Alice, é um dos cartões de visita e ponto alto que atrai a atenção dos visitantes. Foi revitalizado  respeitando a configuração original do projeto de autoria do arquiteto indiano Bahram Khorramchachi. Instalado no pomar, segundo a ex-secretária particular, Maria de Lourdes Lemos, José Américo sempre manifestava o desejo de ser sepultado no local onde, segundo ele, teria vivido bons momentos de sua vida.

O monumento mede 11 metros de comprimento por  7 metros de largura, com 55 centímetros de profundidade. Tem como destaque uma base triangular, onde está erguido um obelisco, com escultura em bronze da face do escritor José Américo. Ele se encontra completamente restaurado; ao lado, numa lápide, há os dados bibliográficos do ministro José Américo de Almeida.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, professor Damião Ramos Cavalcanti,  disse que “ao abrir suas portas aos sábados e domingos, a Fundação Casa de José Américo satisfaz o desejo da sua administração, com indispensável apoio do Governo e também a demanda da nossa população e dos turistas que visitam, nos finais de semana a Capital do Estado”.

Secom Paraíba