Manobra da Globo elimina paraibana do The Voice Kids

Colunistas Fábio Cardoso

A vitória do gaúcho Thomas Machado na segunda temporada do The Voice Kids Brasil, no ano passado, foi um aprendizado para a produção da Globo e quem acabou pagando o pato foi a paraibana Mariah Yohana. A produção deu direito ao jurado Carlinhos Brow de dar 20 pontos para uma das três candidatas, a outra paraibana Ranna Andrade e Talita Cipriano.
Mariah foi a eleita do público pela internet, com 45% dos votos, enquanto Talita teve apenas 25%. Ao dar 20 pontos a Talita, houve empate, decidido pelo cantor baiano, que optou pela candidata que ficou em terceiro na preferência do público.
E o que tem o gauchinho Thomas com isso? No ano passado, uma das produtoras do The Voice Kids esteve em João Pessoa e reconheceu que o título dado ao menino/cantor não foi bem aceito no meio, porque não era a melhor voz, não era o que se apresentou melhor, mas ganhou porque era apenas o mais “fofinho”. A jurada Ivete Sangalo, inclusive, revelou que decidiu por Thomas porque o filho dela gostava mais dele.
Para evitar esse tipo de constrangimento, digamos assim, a Globo preferiu não correr novo risco de ter o programa entendido como manipulado, como outros tantos.
No caso da paraibaninha Mariah, realmente houve uma comoção nacional contra a opção de Carlinhos Brow, que recebeu um verdadeiro bombardeio nas redes sociais. Conforme alguns sites, como o da Veja.com, a escolha do baiano causou polêmica.
“Como houve empate entre as candidatas Mariah Yohana e Talita Cipriano, coube a Carlinhos decidir quem iria para a etapa final da disputa. O problema é que Carlinhos escolheu Talita, contrariando a votação do público na internet. A revolta foi tanta que as hashtags #CarlinhosBrown e #TheVoiceKidsBrasil ficaram entre os assuntos mais tuitados deste domingo.”
Houve também um intenso debate sobre o real objetivo do programa. A paraibana tem apenas 9 anos de idade, uma criança na flor da idade, enquanto Talita – que não tem nada com isso – tem 16 anos e já tem uma longa experiência artística, pois vem de uma família de cantores e compositores. O ideal, para muitos, é que o programa tenha um novo critério de idade, para evitar esses tipos de situações.
Claro que a paraibana não é melhor do que Talita, e nem poderia ser, pela idade e circunstâncias da vida. Mas ela pode ser considerada a verdadeira campeã do The Voice Kids deste ano, pelo carisma, simpatia e até mesmo por ter cativado um público tão grande no País. Ela sim representa a essência do que deveria ser o programa.

Fábio Cardoso