João Pessoa é destino de Turismo Criativo

Colunistas Regina Amorim

O turista que vem a João Pessoa, capital da Paraíba, não precisa visitar apenas os pontos turísticos da cidade ou ir à praia. É possível fazer uma oficina de gastronomia para aprender um prato regional com o Chef de Cozinha do L’Atlantique Restaurante, na Praia de Manaíra.
As tardes também podem ser para vivenciar a Rota dos Ateliês e Galerias de Arte de João Pessoa, conhecer a história de vida desses artistase até fazer uma oficina, em um dos ateliês.
Também é muito gostoso dedicar algumas horas para viver a experiência sensorial na Rota das Cafeterias Criativas de João Pessoa, ou visitar uma exposição de artesanato e comprar o que tem de melhor no Celeiro – Espaço Criativo, localizado à Av. João Cirilo Silva, 850 – Bairro Altiplano.
No litoral paraibano existe a opção de pesca esportiva, com variada vida marinha e mergulhos em águas claras e quentes onde é possível ver bonitos naufrágios. O Centro de Treinamento de Mergulho, que já formou mais de 2,5 mil mergulhadores recreativos em águas paraibanas, sendo a única escola de mergulho credenciada internacionalmente, para ministrar o curso ou o batismo na Paraíba. A pesca também está presente na bacia do Rio Paraíba.
No esporte náutico, João Pessoa oferta passeios de catamarã, jetsky, lanchas (marinas), barcos, stand up, kitesurf, windsurf. O vento constante e as águas limpas e calmas do litoral de João Pessoa, na Paraíba, são indicadas para praticar kitesurf.
E as caminhadas logo cedo, na terra “onde o sol nasce primeiro”, são de pura harmonia física e espiritual, sejam nas praias, nos parques ou nos passeios de bike,pelas ciclo faixas de lazer da cidade.
Viajar é se apaixonar e se sentir feliz com o que cada lugar oferece de bom e levar lições para a vida. Esse é um dos apelos do turismo criativo, uma tendência do setor que cresce em todos os países do mundo e já é uma realidade em João Pessoa e na Paraíba.
O turismo de experiências proporciona que o seu potencial criativo se revele através de cursos, oficinas e outras interações com os saberes e as singularidades do lugar, permitindo mexer com as suas emoções. É viver a cultura autêntica com a comunidade local e partilhar do dia a dia da cidade, sentindo-se um verdadeiro cidadão do lugar visitado.
João Pessoa apresenta características de uma cidade de bem-estar, uma das áreas da economia criativa com maior crescimento na atualidade. Isso porque, sob esse guarda-chuva se inserem moda, gastronomia, artes, cuidados corporais, espaços criativos. Trabalhar a economia criativa de bem-estar será um grande vetorturístico para a cidade e uma marca para o Estado da Paraíba.
Podemos apontar que “Lazer e Qualidade de Vida em João Pessoa” estão associados a uma diversidade cultural, turística, esportiva, ambiental e de bem-estar, voltada para a prosperidade econômica e socialdos pessoenses e dos turistas.
João Pessoa ocupa o 29º lugar entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil, segundo estudo da consultoria Urban Systems (2016), em parceria com a Sator, empresa de eventos idealizadora do projeto Connected Smart Cities.
João Pessoa recebeu o título de “Cidade Criativa da UNESCO”, em 2017. Com isso, João Pessoa vem ganhando em visibilidade mundial, projetando a imagem de uma cidade que prioriza a atividade criativa, ademais de ser um bom lugar para se viver e trabalhar, atraindo capital financeiro e humano de qualidade.
Este título de Cidade Criativa contribui para que João Pessoa tenha a possibilidade de obter cooperação técnica de 179 Cidades Criativas em 72 países, da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, além de ter acesso às melhores práticas relacionadas com o desenvolvimento urbano, sustentável e duradouro. Ser constantemente convidada para participar de eventos internacionais, com projeção cultural para os artistas locais.
João Pessoa está entre as nove cidades da Paraíba que serão beneficiadas com o projeto de economia criativa do SEBRAE, priorizando os segmentos de audiovisual, música, comunicação, design, startups digitais e tecnologia da informação e comunicação.
João Pessoa foi um dos cinco municípios brasileiros selecionados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para integrar o projeto Cidades Emergentes Sustentáveis. “João Pessoa Cidade Sustentável” é um planejamento de longo prazo que já vem sendo executado com o objetivo de assegurar o desenvolvimento do município, ao longo dos próximos 30 anos, quando atingirá a marca de mais de 1 milhão de habitantes.
Portanto, para conhecer João Pessoa Criativa será necessário buscar agências de receptivo comprometidas com o turismo criativo, com o bem-estar e com a cultura do lugar. Essa será a melhor sugestão para a sua próxima viagem!
Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo e de Economia Criativa do SEBRAE – Paraíba.