PBTur intensifica divulgação da Paraíba em São Paulo, Minas Gerais e Mercosul

Paraíba

O trade turístico paraibano encerra nesta sexta-feira (13) duas semanas de muitas e intensas ações promovidas no Sudeste do Brasil, na Argentina e no Chile.
Por meio de um trabalho promovido pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), com apoio da Federação do Comércio, ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba) e Gol Linhas Aéreas, o Destino Paraíba foi divulgado para agentes de viagens de relacionamento da Operadora Trend nas cidades paulistas de São José do Rio Preto e Franca, e Uberlândia, Minas Gerais.
A parceria entre a PBTur e a Operadora Trend tem sido cada vez mais estreita, tendo em vista os excelentes resultados obtidos pelos agentes de viagens no que se refere à venda de pacotes para a Paraíba.
Capacitação em São José do Rio Preto
Pesquisa do Fluxo Global Estimado para João Pessoa apontou que os principais Estados emissores de turistas para a Paraíba são São Paulo (18,33%), Pernambuco (18,08%), Minas Gerais (7,87%), Rio Grande do Norte (7,83%) e Distrito Federal (7,68%).
A ABIH-PB está participando com sete associados: Luck Receptivo, Aran Beach, Netuanah, Hardman, Caiçara e Oriental. A rede Nord Hotels e o Hplus também está na comitiva paraibana.
Capacitação em Franca, São Paulo
Durante a capacitação, foram apresentados os principais roteiros de sol e mar, turismo de aventura no interior e as festas juninas, em especial, o do Maior São João do Mundo, promovido em Campina Grande. Também houve a apresentação da infraestrutura e as tarifas dos hotéis participantes.
Em Uberlândia nesta quinta-feira
No Mercosul
A Paraíba também se destacou em dois países do Mercosul: Argentina e Chile. O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, participou do Workshop da Operadora Infinity nas cidades de Mendoza e Santiago do Chile.
Na primeira ação, na terça-feira (11), os argentinos ficaram encantados com os roteiros que foram apresentados e disseram que já conheciam muitos deles e que as vendas de pacotes estão em processo de crescimento, tendo em vista a intensificação do destino nas capacitações que estão sendo realizadas pelas operadoras naquele país.
Um detalhe que chamou a atenção dos agentes de viagens, segundo Lapa, foram as sacolinhas confeccionadas com o algodão colorido produzido na Paraíba.
Fluxo de argentinos – Dados do Setor de Estatísticas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) apontaram um crescimento de 235,7% no fluxo de turistas argentinos na Paraíba entre junho e dezembro de 2017. De janeiro a novembro de 2016, um total de 1.020 argentinos estiveram na Paraíba. Esse número pulou para 3.425 no mesmo período em 2017.
Em Mendoza
Na capital chilena, o resultado da ação não podia ser diferente. Muitos agentes de viagens, segundo Lapa, se interessaram em conhecer mais de perto os roteiros paraibanos, mesmo com o workshop tendo a participação de outros destinos fortes, como Porto de Galinhas (PE) e Salvador (BA).
“Muitos agentes de viagens pediram mais informações sobre as piscinas naturais do Seixas, em João Pessoa, e Areia Vermelha e o pôr do sol na praia do Jacaré, ambos em Cabedelo”, informou Lapa.
Em Santiago do Chile
Paraíba recebe mais argentinos e chilenos em fevereiro

O número de turistas argentinos hospedados em João Pessoa continua crescendo mês a mês desde o início de operação de um voo direto e semanal entre a capital paraibana e Buenos Aires, iniciado no dia 1º de julho do ano passado pela Gol Linhas Inteligentes. Conforme dados divulgados nesta sexta-feira pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento registrado foi de 54,75%.
Somando os cinco primeiros países que mais enviaram turistas para a Paraíba em fevereiro deste ano, em relação a 2017, o crescimento foi de 144,44%. O Estado recebeu 726 turistas estrangeiros em fevereiro de 2018, contra 297 no mesmo mês do ano passado.
No ranking de turistas estrangeiros, a surpresa foi a presença de mais chilenos na cidade. O Chile apresentou um crescimento de 115,79%, saindo de quinto para segundo lugar no ranking na Paraíba.
No Aviestur
Nestas quinta e sexta-feiras, a Paraíba estará presente na AVIESP (Expo de Negócios em Turismo), que chega à 40ª edição, em Campinas, no interior de São Paulo. O evento deve atrair um público estimado em mais de  5 mil profissionais da área (agentes de viagens, operadores, representantes de empresas aéreas e governamentais).

A Paraíba está presente por meio coordenador  de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), João Wharles. A programação do evento está contemplando capacitação, networking e oportunidade de negócios aos profissionais de turismo.

Mais eventos
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, comemora todas as ações e anunciou nesta quinta mais uma semana de intensa atividade com workshops exclusivos com a Operadora CVC no Rio de Janeiro, além da participação do Roadshow da Operadora paranaense FRT no Sul do país. “Estamos procurando fazer a nossa parte e acreditamos em um grande resultado já na temporada de meio do ano”, apontou a executiva.
Fábio Cardoso