Tempo adverso impede avião do Gol pousar no Aeroporto de Campina Grande

Aviação Cotidiano

As fortes chuvas que estão caindo em Campina Grande, mais uma vez, provocaram constrangimento para os passageiros que viam de São Paulo e chegariam na cidade às 2h55 desta quarta-feira (25). No momento em que iria pousar, o piloto da Gol Linhas Aéreas preferiu alterar o voo para o Aeroporto do Recife. Conforme painel da Infraero, que administra o aeroporto João Suassuna, o voo estava confirmado para pousar às 8h, cinco horas após o previsto.
A dificuldade de pouso no aeroporto de Campina Grande não é novidade. As duas companhias aéreas que operam no equipamento – Gol e Azul – vez ou outra estão tendo problemas. No dia 29 de março, por exemplo, um voo da Azul que vinha do Recife também não teve condições climáticas para pousar e o piloto decidiu retornar para a capital pernambucana.
O problema desses incidentes é que o aeroporto de Campina Grande conta com aparelhos para auxiliar os pilotos em tempo adverso, mas ainda precisam ser homologados. São o sistema de pouso (português brasileiro) ou aterragem (português europeu) por instrumentos, também conhecido pela sigla ILS (do inglês Instrument Landing System), e o PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).


Fábio Cardoso