Itabaiana sedia I Festival de Jazz e Blues Sivuca, em maio

Eventos Culturais

Nos dias 25 e 26 de maio de 2018 acontece em Itabaiana, o I Festival de Jazz e Blues Sivuca, em homenagem ao filho ilustre da terra, o músico Sivuca. A data foi escolhida porque dia 26 é o aniversário do mestre e marca a emancipação da cidade de Itabaiana.

O I Festival de Jazz e Blues Sivuca será gratuito, apresentando vários ritmos, mas principalmente com foco no Jazz e Blues. Haverá ainda a realização de oficinas e fórum sobre a música, com o objetivo de exaltar o nome do grande mestre do acordeom.

A organização do evento decidiu aderir a chamada vaquinha virtual. Qualquer pessoa pode colaborar com um valor mínimo de cem reais e também se transformar em um patrocinador do festival, através do endereço www.vaquinha.com.br.   A promoção do I Festival de Jazz e Blues Sivuca  é da Organização Não Governamental Sociedade dos Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, Sarvap, através da Taberna Cultural,  núcleo que atua com cultura e desenvolvimento turístico. O evento tem o apoio da UFPB, IFPB, Prefeitura Municipal de Itabaiana, Secretaria Cultural do Estado, Funesc e PBTur.

Localizada a 70 quilômetros da capital, João Pessoa, a cidade de Itabaiana, também conhecida como “Rainha do Vale do Paraíba”, faz parte da mesorregião do agreste paraibano. Possui um belíssimo patrimônio histórico cultural, com construções antigas entre igrejas, obeliscos, praças e casarões. Terra natal de Severino de Andrade Silva (Poeta Zé da Luz), do artista plástico Otto Cavalcanti, cidade abraçada como berço pelo poeta Jessier Quirino, do documentarista Vladimir Carvalho, e, Severino Dias de Oliveira, o Mestre Sivuca, grande músico que levou o acordeom para o mundo todo.

Há três anos a ong Taberna Cultural vem trabalhando no resgate histórico do município e criando atividades de inclusão social através da cultura “Nosso maior foco é retomar a identidade do município para que assim possamos construir dias melhores no futuro” afirma .

Programação – No dia 25 de maio a programação será aberta às 18h, com apresentação do Quinteto Uirapuru, Cezzinha, banda In The Mood Hard Blues, Orquestra de Itabaiana e Henrique Ornellas. Dia 26 se apresentam o Sarau das Almas, Coral Vozes da Feira, Natália Bellare Trio Diluiá, Adeildo Vieira, Helinho Medeiros e Quarteto Mais, e Forró de Chá Perto.

Rosa Aguiar – Assessoria de Imprensa