Jornalistas argentinos visitam a Paraíba para 'descobrir' roteiros

Destaque Paraíba

Um grupo de quatro jornalistas argentinos desembarca em João Pessoa neste sábado (12) para uma visita de seis dias a vários roteiros turísticos do Destino Paraíba. O fampress é o resultado de uma ação de marketing envolvendo o Governo da Paraíba, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Embaixada do Brasil na Argentina e a Gol Linhas Aéreas. Os veículos de comunicação são o jornal La Nación, revistas Lonely Planet e Lugares.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que a realização de um fampress com jornalistas argentinos visa, essencialmente, massificar os roteiros turísticos da Paraíba junto o leitor/consumidor dessas publicações. Desde julho do ano passado foi implementado um vôo semanal entre as capitais João Pessoa e Buenos Aires. O número de turistas argentinos na Paraíba aumentou mais de 300% desde então. Ruth Avelino informa que foi a embaixada brasileira na Argentina quem formalizou os convites aos veículos de comunicação e a empresa aérea.
“Da nossa parte implementamos a logística de apoio e a sugestão do roteiro. Para isso buscamos parcerias com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, secção Paraíba, e a Abrasel”, disse.
Roteiro – A data de chegada dos jornalistas coincide com as tábuas de marés do litoral paraibano. Neste domingo (13), a comitiva de jornalistas, a representante da embaixada e o coordenador de Marketing da PBTur, intérprete e turismólogo João Wharles estarão na Ilha de Areia Vermelha, em Cabedelo. Ruth Avelino lembra que o turistas portenho tem fascinação pelo litoral nordestino por suas águas quentes e belezas naturais. Ainda pela manhã, a comitiva retorna para João Pessoa para fazer um reconhecimento das praias urbanas de João Pessoa, onde almoça no restaurante L’Atlantique, no Hotel Hardman. Ao final da tarde está prevista uma visita ao por do Sol na praia pluvial do Jacaré.
Na segunda-feira (14), o litoral sul paraibano será o destino dos jornalistas argentinos. Logo cedo, às 8h, a comitiva será recepcionado por bugueiros que os levará pelas praias de Barra de Gramame, Carapibús, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba e Bela. Em Tambaba está prevista uma parada para que os ocorra uma interação entre os jornalistas e naturistas que estiverem na praia. O almoço está confirmado para o Cannyon de Coqueirinho, muito conceituado no circuito gastronômico da região Nordeste. À tarde, a prefeitura de Conde programou uma variedade de atividades ligadas ao Turismo de Aventura e Rural. O grupo vai jantar no restaurante Tureke, no Conde.
Conforme previsto no roteiro, na terça-feira (15), a comitiva vai conhecer as piscinas naturais do Seixas, localizadas nas proximidades do Extremo Oriental das Américas. Ainda na praia do Seixas, o grupo fará uma visita as dependências da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes para ver de perto o projeto arquitetônico de Oscar Niemayer. O almoço está confirmado para o restaurante Estaleiro, especializado em frutos do mar. À tarde acontece uma tour pelo Centro Histórico da capital, um passeio pela Lagoa do Parque Solón de Lucena e retorno ao hotel. O jantar será no restaurante Pimenta Nativa, no bairro do Bessa.
Na quarta-feira (16) os argentinos seguem para as regiões do Agreste e Cariri. Visitam as Pedras de Ingá, passam por Campina Grande onde irão conhecer o Parque do Povo, Açude Velho, Casa do Artesão e o Bodódromo. No início da tarde seguem para Cabaceiras, a ‘Roliúde’ nordestina. Visitam o Lajedo do Pai Mateus, acompanham o por do Sol na Pedra do Capacete e pernoitarão no Hotel Fazenda do Pai Mateus. Na quinta-feira (17) pela manhã retornam para a capital João Pessoa, onde irão almoçar no restaurante Sonho Doce, no centro. Neste dia a tarde será livre. À noite irão degustar os pratos regionais criados pelo Chef Onildo Rocha, na Cozinha Roccia. O retorno à Buenos Aires acontece na sexta-feira (18).
Secom Paraíba