Integrantes do Conselho de Turismo de João Pessoa conhecem Projeto de Economia Criativa

Cotidiano Destaque

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo de  João Pessoa se reuniram nesta quarta-feira (16) para discutir possíveis ajustes nesse fórum de debates e conhecer o Projeto de Economia Criativa apresentado pelo Sebrae da Paraíba. O projeto, segundo Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae, beneficiará a capital paraibana, que faz parte da rede mundial de cidades criativas da UNESCO.
Regina Amorim, que atua como gestora desse projeto, fez a apresentação, alinhando o conhecimento e as vantagens de se desenvolver produtos e serviços agregando valor com a economia criativa, que é a grande estratégia do século XXI.
O projeto compreende toda atividade econômica que utiliza a criatividade, a cultura, a tecnologia e o conhecimento, como matéria-prima, dais como: áudio visual (cinema, televisão e publicidade), design, música, startups digitais (games, aplicativos) e tecnologia da informação e comunicação, artesanato, arte popular, festa popular, arte visual, arte cênica, editoração, moda, arquitetura, gastronomia e outras.
O projeto, conforme Regina, tem como objetivo transformar empresas em negócios criativos, inovadores, ancorados na cultura da cooperação e do compartilhamento, nos municípios, contribuindo para o desenvolvimento endógeno, com inclusão social, empresas não poluentes, valorizando as características regionais, e promovendo a inovação tecnológica, sem as dificuldades de expansão econômica, comuns dos modelos tradicionais.
Segundo Lala Deheinzelin, pioneira em economia criativa no Brasil, “a chave para o sucesso dos empreendimentos criativos está em sua associação com as outras novas economias, gerando valor através da otimização de recursos e infraestrutura através da Economia Compartilhada. Gerando valor por meio de uso de recursos não monetários da Economia Multimoedas. E, finalmente, criando microempresas competitivas, pelo diferencial de gerarem resultados, não apenas financeiros, mas também culturais, ambientais e sociais”.
A economia colaborativa é um dos pilares mais importantes para a modelagem dos negócios criativos e está integrada à economia criativa. Estudos indicam que 2050 será o ano em que a “economia colaborativa” se estabelecerá como o principal modelo econômico na maior parte do mundo.
 
Dentre as principais ações a serem desenvolvidas pelo projeto podemos citar:
· Desenvolver e formatar produtos criativos, agregando valor aos negócios.
· Desenvolver consultoria de inovação e criatividade nas empresas
· Desenvolver qualificação para empreendimentos de economia criativa.
· Promover o desenvolvimento de empresas criativas nos segmentos de audiovisual, comunicação, design, música, startups digitais, e TIC.
· Realizar consultorias de design e inovação para o artesanato criativo
· Realizar oficinas criativas de design com referência cultural, de produtos simbólicos.
· Realizar o mapeamento das singularidades culturais.
· Realizar a Feira Internacional da Economia Criativa em João Pessoa. (19 a 25 de novembro de 2018).
· Participar de feiras de economia criativa e rodada de negócios.
· Criar site/plataforma da indústria criativa, resultado desse projeto, visando negócios digitais, em aplicativos móveis e redes de relacionamentos.
· Realizar “Fampress” para promover os novos produtos criativos, através da mídia espontânea.
Os segmentos a serem beneficiados pelo projeto serão: áudio visual (cinema, televisão e publicidade), design, música, startups digitais (games, aplicativos) e tecnologia da informação e comunicação.
Portanto, as empresas ligadas a esses segmentos devem procurar Regina Amorim, no Sebrae no Bairro dos Estados, em João Pessoa, para obter mais informações sobre esse projeto.

Redação