18 pontos turísticos de Campina Grande poderão ser vistos por meio de QR Code

Destaque Paraíba

Os turistas que visitarem Campina Grande poderão ter acesso a informações de 18 pontos turísticos e históricos, dentre eles museus, teatros, parques e locais de artesanato e cultura, como a Vila do Artesão e o Monumento aos Pioneiros da Borborema, serão contemplados. Esses equipamentos receberão sinalização QR Code que apresentará realidade aumentada e informações a respeito do local.

A novidade faz parte do projeto “Circuito Cultural Tropeiros da Borborema”, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que pretende criar um aplicativo com base em dados georreferenciados. A previsão é que o projeto seja executado em até seis meses, impactando diretamente cerca de 10% da população da cidade no primeiro ano, além de turistas.

O projeto foi selecionado pelo programa Matchfunding BNDES + Patrimônio Cultural, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além da SCTI, participam como interveniente e parceiros a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro, esta plataforma irá criar e manter um circuito histórico-cultural na cidade que poderá ser atualizado ao longo do tempo. “Campina Grande possui diversos museus, centros culturais, praças e outros atrativos que merecem ser visitados e reconhecidos. O uso deste aplicativo pode sugerir um roteiro e indicar pontos, aumentando a visibilidade e o conhecimento da história da nossa cidade, tanto para os turistas, quanto para os próprios campinenses”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Rosália Lucas, destacou a importância do projeto para o incremento do turismo na cidade. “Vai ser uma grande ferramenta para fomento do nosso turismo, além de representar um diferencial na divulgação da nossa cidade para todo o país e para o mundo, aliando o que Campina Grande tem de vocação, que é a inovação, a tecnologia, e todo o legado da nossa história, que será valorizada e resgatada”, frisou.

Fábio Cardoso com Codecom Campina Grande