Segurança no Parque do Povo vai incluir biometria facial e contador digital

Destaque Paraíba

Item imprescindível na realização de qualquer evento, sobretudo do porte do Maior São João do Mundo, a segurança está sendo uma preocupação à parte para os organizadores da festa. Apesar da  segurança pública ser uma atribuição do Estado e da União, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, em parceria com a Aliança Comunicação e Cultura e a Medow Promo, estão investindo pesado em equipamentos de última geração, a fim de garantir a tranquilidade dos forrozeiros que visitarem o Parque do Povo durante as 31 noites dos festejos juninos.
Além do sistema de monitoramento por câmeras em todo o Parque do Povo e áreas adjacentes, que vem funcionando há alguns anos, este ano será implantado um sistema de biometria facial que identificará logo nos portões de entrada todos os visitantes do Quartel General do Forró. Esse sistema será instalado também em toda a frota de transporte coletivo da cidade, além do Terminal de Integração e funcionará integrado com a Polícia Militar.
Os aparelhos estão sendo instalados nos oito portões de entrada do Parque do Povo e serão responsáveis por escanear a imagem de cada pessoa que por ali passar. Os equipamentos estarão interligados à Central de Monitoramento, que será disponibilizada pela organização do evento às polícias Civil e Militar, de forma que as imagens ficarão armazenadas em computador. Além da Biometria Facial, os detectores de metais novamente serão utilizados nos portões de acesso ao QG do Forró.
A Medow Promo, empresa responsável pela montagem da estrutura do Parque do Povo, disponibilizará as plataformas de observação, que serão distribuídas na área da arena de shows, para serem utilizadas pela Polícia Militar, a fim de facilitar o trabalho de monitoramento.
Com o objetivo de sanar uma preocupação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Ministério Público Estadual em relação à lotação da área do Parque do Povo, este ano será instalado um sistema de contagem eletrônica de público, que avisará, automaticamente, quando a capacidade máxima for atingida, momento em que os portões de acesso serão fechados.
Ainda no quesito segurança, o Posto de Atendimento Médico ficará instalado, estrategicamente, em uma área de fácil acesso para os forrozeiros e para ambulâncias, com saída direta para o hospital mais próximo.
Codecom Campina Grande