São João de Patos terá cidade cenográfica

Paraíba

A capital do sertão está ultimando os preparativos para receber os milhares de forrozeiros e turistas que virão para Patos, de 19 a 24 de junho, celebrar a festa de São João.
As ruas, praças e canteiros centrais da cidade irão receber, em tempo, os devidos adereços de identificação da época para entrar, definitivamente, no clima da festividade junina.
A fogueira, principal símbolo do São João, assim como as bandeirinhas, balões e cenários, estão sendo finalizados para ornamentar a Vila São João, o Polo gastronômico e as ruas da cidade sertaneja, durante o período junino.
A estrutura da Vila São João, um dos pontos de maior visitação nessa época do ano, onde patoenses e turistas se reúnem para se confraternizar, está passando por uma restauração e posterior ampliação, para poder melhor acomodar as pessoas.
“Está sendo realizada a restauração daquele material que estava um pouco sensível, tanto a fogueira, como as casinhas, entre outros que fazem parte da Vila São João. Este ano, estamos produzindo a estrutura da Vila, levando uma ampliação, dando continuidade ao espaço,” informou Isis Medeiros, presidente da FUNDAP.
Com a produção a todo o vapor, as peças danificadas no ano passado, devido à exposição constante ao sol, estão recebendo acabamentos especiais. A fogueira já está restaurada em 60%, e a Vila está sendo ampliada em 40%, referente ao ano de 2017.
“Vamos fazer diferente do ano passado, onde fechamos a Vila assim que encerrou o São João, e a população pediu para que deixássemos mais tempo aberta para aproveitar, visitar, fazer confraternização com os amigos; então, esse ano, vai passar uma semana a mais,” disse o arquiteto, Augusto Dantas.
Os trabalhos estão sendo realizados em um galpão pertencente à prefeitura, com aproximadamente 40 profissionais envolvidas no processo da reconstrução da Vila São João: serralheiros, marceneiros, pintores, arquitetos, artesãos, decoradores, dentre outros.

Coordecom Patos