Lançamento da programação junina da Paraíba reúne 20 municípios no ‘arraiá’ da PBTur

Destaque Eventos Culturais

Apresentações de quadrilhas juninas, de repentistas e grupos folclóricos abriram o evento de lançamento da programação dos festejos juninos 2018 da Paraíba, na tarde desta quarta-feira (6), na orla de João Pessoa. O evento é promovido há oito anos pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), prefeituras participantes, Fecomércio-PB e Governo do Estado assemelhou-se a um verdadeiro arraial. O objetivo é divulgar o calendário de shows e apresentações artísticas durante todo o mês de junho nos municípios paraibanos.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, fez a abertura oficial do evento e  comemorou a participação de 20 prefeituras no lançamento de mais uma edição dos Festejos Juninos. A executiva paraibana  reforçou a importância de estreitar as parcerias com as prefeituras e o trade no sentido fortalecer o ‘Destino Paraíba’.

Ruth destacou o momento econômico vivido pelo país, principalmente pelas prefeituras de todo o país. “Há de se elogiar a disposição das prefeituras aqui presente, pois o cenário atual era para não realizarmos esse evento. Mas, está tudo maravilhoso, alegre e o São João é uma festa que está inserida na cultura nordestina”, explicou Avelino.

Quem estava presente no estande do município de Borborema foi a prefeita Gilene Cândido. Ela destacou a ação da PBTur e do Governo do Estado em promover o evento, oferecendo oportunidade aos municípios para divulgar a programação festiva e a culinária local. “É uma manifestação cultural que dá oportunidade de mostrarmos a potencialidade dos municípios, atrairmos turistas, incentivar e descobrir  talentos locais. Esse ano vamos fazer um São João Vespertino, durante o dia. A festa vai acontecer durante três dias, de 22 a 24 de junho”, avisou.

Participantes – A maioria das prefeituras que esteve na apresentação da programação trouxe comidas típicas e quadrilhas juninas. Os turistas que acompanharam a festa de abertura do evento, aproveitou para degustar pamonha, peteca (doce feito à base de banana e farinha de trigo) de Bananeiras, e também cachaças produzidas na região do Brejo paraibano. Um exemplo foi a carioca Edna Maria Tavares, que está de férias em João Pessoa, disse que escolheu o período de férias exatamente por causa do forró e do ritmo nordestino.

As prefeituras que estiveram na abertura foram Araruna, Barra de São Miguel, Cabedelo, Gurjão, João Pessoa, Lucena, Pedras de Fogo, Queimadas, Remígio, Sousa, Taperoá, Circuito Junino, que integra as cidades de Bananeiras, Solânea, Borborema, Serraria, Belém e Caiçara; Santa Rita, Santura – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia e Princesa Isabel. Também está prevista apresenta do grupo de dança folclórica do Sesc – Mulheres do Cangaço.

Secom Paraíba