"O Brasil precisa mudar o ambiente de negócios e facilitar o aporte de capital estrangeiro"

Brasil

Recentemente em São Paulo, durante a realização do Seminário Investe Turismo Segurança Jurídica Gera Empregos, que ocorreu no dia 06 de junho, autoridades, trade e imprensa debateram temas relevantes e fundamentais para o Brasil e saídas para que o setor turístico possa deslanchar internacionalmente. O evento contou com a participação do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que apontou algumas questões que podem servir como direcionamento para o tão sonhado Brasil ideal no setor.

Lummertz concedeu entrevista ao FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, evento que ocorre de 08 à 11 de novembro na Serra Gaúcha, e falou sobre suas ações, preocupações e também ideias que precisam ser colocadas em prática. Segundo ele, são necessárias ações para o Turismo se desenvolver em todo o país e não apenas em alguns locais e nichos específicos.

Qual a maior preocupação com relação a falta de crescimento do Turismo no Brasil?

Vinicius Lummertz – A integração entre o governo e o trade turístico é vital para nós mudarmos o ambiente de negócios que é o principal problema do Turismo no Brasil. Alguns problemas como burocracia e insegurança jurídica dificultam a chegada de investimentos no setor. Existe muito interesse de investidores do mundo todo em investir bilhões no Brasil mas o ambiente de negócios é incompatível com o potencial de negócios do Turismo brasileiro potencial este que é o maior do planeta. Então nós temos que nos concentrar nestas mudanças. Todas as outras coisas são importantes mas, o mais importante é dar vez para a iniciativa privada nacional e internacional para que possa atuar e desenvolver o nosso Turismo. É importante integrar a nossa economia à economia internacional.

É possível medir a real participação do Brasil no Turismo Internacional?

Vinicius Lummertz – O Brasil tem uma participação no Turismo Internacional de 0,73% e temos que ampliar isso trazendo não só benefícios ao turismo mas também ao país para que seja mais internacional e contemporâneo. Vemos o Turismo crescendo e se desenvolvendo em todos os cantos do mundo e nós no Brasil continuamos uma certa apatia em relação a isso tudo. Precisamos trazer o mundo para investir aqui no Brasil porque existe capital e interesse, mas não existe a segurança jurídica necessária para tornar este investimento uma realidade.

Gramado como referência neste quesito para o restante do país?
Vinicius Lummertz – Gramado é um dos exemplos mais bem sucedidos do desenvolvimento de uma cultura turística que deve servir de modelo para todo o Brasil. Gramado tem muitos méritos, entre eles a inventividade e criatividade. Mas a grande demonstração é a mobilização que mostra como uma cidade pequena mobiliza toda a indústria e, com cerca de 35 mil habitantes, consegue receber mais de 6 milhões de visitantes ao ano.

A internacionalização e a modernização do Turismo através de ações focadas na Segurança Jurídica é possível a curto prazo?

Vinicius Lummertz – Eu entendo que o Brasil precisa de mudanças. Existe no Brasil uma concepção equivocada de que nós podemos ter no país um alto padrão de vida e consumo de bens e serviços de primeiro mundo. Mas nós produzimos apenas 20% do que produz o americano e o europeu, por exemplo. Então como o brasileiro pode viver a mesma realidade com menor produtividade? É preciso ações que permitam ao brasileiro ser mais produtivo e dois caminhos que aponto são o Business e o Turismo, nichos em que temos destaque global. Com isso teríamos um país a caminho do desenvolvimento com taxas de crescimento sustentáveis. No Brasil precisamos mudar o ambiente de negócios e facilitar o aporte do capital estrangeiro.

Assessoria de Imprensa