Exploração Sexual Infantil e de Adolescentes no Turismo é tema de encontro

Brasil

Na manhã de terça-feira (26), um grupo de mulheres empreendedoras reuniu-se com o deputado estadual Tiago Simon em Porto Alegre. A pauta foi a apresentação da Fiaseet, uma organização que reúne executivas da área do Turismo, que reúne oito países. Também foi feito um pedido especial de apoio à Campanha contra a Exploração Sexual Infantil e de Adolescentes no Turismo. Por tratar-se de uma associação de executivas de turismo pertencentes a uma Federação Internacional (FIASEET) este tema tem sido desenvolvido fortemente nos diversos países que  a compõem .

O combate ao Turismo Sexual Infantil é um dos dos carros chefes das ações de todos os países pertencentes à Fiaseet, cuja matriz está localizada no México.

“O Brasil  não poderia estar fora deste movimento, uma vez que esta situação ocorre em todo nosso país. É um problema sócio-econômico e suas causas são variadas, mas frequentemente ligadas à situação de pobreza ou abandono, aliado à impunidade, que acabou virando um “negócio” conhecido como turismo sexual. Pedófilos do mundo todo visitam cidades turísticas movimentando milhões de dólares por ano. Não é fácil encontrar uma solução em curto prazo , mas devemos insistir com leis mais rígidas, educação de qualidade acessível a todos, programas sociais às famílias de renda baixa, etc.”, destaca Clorinda Denck, diretora da AFEET BRASIL.

A AFEET BRASIL escolheu a conscientização através de campanhas de alerta às empresas e órgãos ligados diretamente ao Turismo. O Slogan: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes não é Turismo. É crime! é o chamamento do grupo.

O deputado Tiago Simon participa de ações no RS de combate ao Abuso Sexual infantil , apoia e também participa do Curso “Família educa, Escola ensina” , sobre orientações legais e práticas para professores e famílias sobre a educação sexual de crianças e adolescentes. O deputado se comprometeu a providenciar uma nova reunião, convidando autoridades da área, para organizar novas estratégias de ação e envolvimento do público, em geral. A ideia é também organizar um evento de esclarecimento e conscientização, atingindo o maior número de pessoas possíveis.

Participaram do encontro: Clorinda Denck, diretora AFEET BRASIL; Rosane Avila, membro do Comitê de Vigilância da FIASEET; Vera Pinho Santos, presidente AFEET/RS; Neneca Campos, jornalista e blogueira de Turismo; Maria João Raupp, gerente comercial da TAP Air Portugal; João Diógenes de Quadros, assessor de Gabinete; FIASEET (Federação Internacional de Associações e Executivas de Empresas Turísticas) e AFEET (Associação Federativa de  Executivas de Empresas Turísticas).

Assessoria de Imprensa