João Pessoa terá primeira praça 100% inclusiva da Paraíba

Cotidiano Destaque

Esperada há quase 20 anos por moradores dos bancários e principalmente por pais e mães de usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tira do papel mais uma importante e pioneira obra que vai beneficiar a população e gerar mais qualidade de vida. Foi dado início, nesta terça-feira (17), à construção da primeira praça 100% inclusiva da Paraíba, onde qualquer pessoa com necessidades especiais, mobilidade reduzida ou algum grau de deficiência poderão brincar, praticar atividades físicas e estimular a sociabilização. Além desse espaço, o prefeito Luciano Cartaxo deu ainda a ordem de serviço para a construção de mais duas novas praças e a recuperação de outras duas. O investimento nas cinco praças supera R$ 1,8 milhão.
“Recebi uma comissão da Apae que falava do terreno em frente à instituição e alguns pediam apenas uma calçada para facilitar a chegada dos cadeirantes e, outros, uma praça. Nós nos comprometemos a ver o que poderia ser feito e hoje estamos tendo a alegria de dar ordem de serviço para esta praça totalmente acessível que vai resolver esta demanda histórica de pais e mães. Nossa gestão tem trabalhado com sensibilidade, ouvindo as pessoas e fazendo o que nunca foi feito, porque ser gestor é mais do que fazer obras, é cuidar das pessoas, trazer equipamentos, como esta praça, que são importantes pela transformação que geram na vida das pessoas”, afirmou prefeito Luciano Cartaxo,
A praça será instalada na frente da Apae, nos Bancários, entre as ruas Maria Eliete de Coutinho Fabrício e Luiz Gonzaga G. da Silva Filho. O local contará com equipamentos de Academia da Terceira Idade e acessíveis às pessoas com necessidades especiais, além de espaços como playground, caixa de areia, mesas para jogos e espaço para eventos, passeio diferenciado, além de estacionamento para dez vagas, sendo 7 acessíveis. O investimento nesta praça será de R$ 378.568,69. “Temos um compromisso firmado em João Pessoa com a acessibilidade, com as pessoas com deficiência e através desta obra, daremos ainda mais visibilidade ao belo trabalho que é desempenhado pela Apae”, disse Luciano.
A fisioterapeuta da Apae, Cacilda Virgínia, falou em nome da instituição e agradeceu à ação da PMJP. “Hoje é um dia de grande festa. Esta praça foi sonhada, desejada, e a gente tem que agradecer este apoio da Prefeitura e do Orçamento Participativo. E a instituição fará um grande e bom uso desta praça. Hoje o prefeito Luciano Cartaxo faz história junto à Apae”, disse. Além dela, Maria Apareciada Almeida, mãe de uma usuária também agradeceu. “A gente nunca deve deixar de sonhar e esta praça é a realização de um sonho. Ter um filho especial não é fácil e o prefeito está tendo um olhar de amor, olhar de pai, porque é ele o gestor que está nos dando este presente”, afirmou.

Secom João Pessoa