Neva em Gramado e cidades do Sul

Brasil

A Serra Gaúcha teve registro de neve na manhã desta sexta-feira (10). Em Gramado, moradores gravaram o momento em que pequenos flocos caíram sobre a cidade. O fenômeno foi confirmado pela Somar Meteorologia. Também na Serra, em São Francisco de Paula, meteorologistas confirmaram que houve chuva congelada nas primeiras horas da manhã.
Essa é a segunda vez que neva no Rio Grande do Sul em 2018. O primeiro registro de neve no Estado neste ano foi no município de Pinheiro Machado, em julho — quando, devido às baixas temperaturas, aliadas à alta umidade, houve incidência de neve granular e chuva congelada.
Em São Francisco de Paula, a advogada da prefeitura, Aixa Muhd, registrou em vídeo o fenômeno pouco depois das 8h. As imagens foram feitas da sala dela, no centro administrativo. Também no município, Ronaldo Maciel, que administra uma pousada na região, registrou a chuva congelada.
De acordo com a medição registrada pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Canela, a temperatura mínima era de 2,2°C às 10h desta sexta.

Chance de neve também em Santa Catarina

A janela de neve ainda está aberta e segue pelo menos até o fim da manhã desta sexta-feira também em Santa Catarina. Isso ocorre poque temos uma massar de ar frio avançando pelo território catarinense e provocando baixas temperaturas. Além disso, um ciclone em alto mar é responsável pela umidade que chega até a Serra e permite precipitações nesse período.

Fim de semana com tempo firme

O fim de semana deve ser de céu limpo e tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, em razão do avanço da área de alta pressão atmosférica. Neste sábado (11), há risco de chuva apenas no Litoral, com pancadas fracas nas primeiras horas do dia. No Noroeste e na Serra, pode haver geada no sábado. Já no domingo (12), as temperaturas começam a aumentar.
Agências – Fotos: Carol Ribeiro e Júlio Hermann