Centro de Serviços Compartilhados da Infraero vence prêmio de inovação da gestão no setor público

Aviação Brasil

A Infraero foi a única estatal premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília.  A empresa venceu na categoria de “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal”, na modalidade Práticas Inovadoras.

A categoria premiou as iniciativas que trazem novos serviços ou aprimoram os serviços públicos existentes. A iniciativa da Infraero venceu outras 30 finalistas desta edição do concurso, e a cerimônia de premiação deverá ocorrer durante a IV Semana de Inovação, em novembro deste ano, na capital federal.

O Centro de Serviços Compartilhados integra um conjunto de ações que são parte de um movimento de reestruturação organizacional, em busca de um novo posicionamento de mercado e da sustentabilidade da Infraero.

Ele promove uma concentração dos serviços de apoio ao negócio, tanto técnicos quanto administrativos, em uma única localidade, com o objetivo de compartilhá-los entre as unidades de negócios da empresa. Assim, é possível eliminar duplicidades existentes nas áreas funcionais da organização, diminuir custos, ganhar em produtividade e em qualidade dos serviços prestados aos clientes internos e externos, além de reduzir a burocracia e, portanto, melhorar o tempo de resposta para decisões importantes da empresa, entre outros benefícios.

Sendo a Infraero uma empresa com serviços de Norte a Sul do Brasil, na prática, os processos de prestação de serviço entre as regiões eram, muitas vezes, destoantes uns dos outros, ou seja, sem a devida padronização.

Ao centralizar esses procedimentos e implementar seu Centro de Serviços Compartilhados, a Infraero, além de gerar uma economia média anual de R$ 28 milhões, está caminhando firmemente na execução de seu Plano Estratégico, em busca de sua sustentabilidade financeira e socioambiental, tornando-se uma empresa cada vez mais moderna e atrativa perante o mercado, bem como elevando sua marca perante todas as partes interessadas em seu negócio e em sua missão de promover a integração nacional.

O prêmio

O Concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Assessoria de Imprensa da Infraero