João Pessoa tem roteiros para todos os gostos no feriadão

Destaque Paraíba

Do Centro Histórico até a Orla, a Capital conta com boas opções de lazer para quem quer aproveitar o feriado prolongado de 7 de Setembro. Turistas e a população local podem desfrutar, de forma gratuita, praias, praças com áreas verdes, igrejas, além de eventos culturais promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Destaque para o AnimaCentro, que acontece aos sábado e domingos em seis polos distintos: o Parque da Lagoa, a Praça da Independência, o Hotel Globo, a Casa da Pólvora e o Centro Cultural Pavilhão do Chá, além do Casarão 34, com o fortalecimento de atividades já permanentes como o Sabadinho Bom. Entre os eventos culturais, destaque para concertos, apresentações de teatro, de dança e de circo, lançamentos de livro, recitais e exposições.
Ainda no Centro Histórico, outra boa opção é visitar as igrejas e prédios históricos, como o Centro Cultural Casa da Pólvora e o Hotel Globo, com arquitetura no estilo Barroco e Art Decó. Toda área está tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e vem recebendo investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tanto para a restauração e manutenção, como na promoção de eventos culturais diversos.
Sabadinho Bom – Para quem gosta de dançar ao som de uma boa roda de samba e chorinho, a pedida é o projeto Sabadinho Bom. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o projeto que acontece todos os sábados, na Praça Rio Branco, Centro, onde músicos e artistas locais se apresentam gratuitamente em shows ao ar livre, sempre a partir das 12h30.

Natureza – No Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, o visitante pode contemplar um espaço de muito verde, formado por resquícios da Mata Atlântica, onde mais de 500 espécies de animais podem ser contemplados como leões, onças, jacarés, gaviões, cobras e até a estrela do Parque, a elefanta Lady. Localizada no bairro de Tambiá, na parte central da cidade, a Bica é uma área dedicada a quem gosta de natureza e tranqüilidade.
Entre as opções que o Parque oferece estão caminhadas por belas ruas incrustadas na mata. O local dispõe ainda de áreas para piquenique, além playground, quiosque, passeios de trenzinho, pedalinhos e quadriciclos. O acesso ao Parque tem um valor simbólico de R$ 2,00 por pessoa, sendo que crianças de até 7 anos e idosos não pagam.
Arte e Cultura – Outra boa opção de lazer cultural é visitar a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Além de ser um dos pontos turísticos mais imponentes de João Pessoa, conhecido por sua beleza arquitetônica, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, lá o visitante poderá encontrar exposições de fotografia, pintura e arte. A entrada é gratuita.
Celeiro Espaço Criativo – João Pessoa foi incluída recentemente na Rede das Cidades Criativas da Unesco (UCCN), devido ao trabalho desenvolvido nas áreas de  artesanato e artes populares pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O símbolo desse momento é o Celeiro Espaço Criativo, localizado no bairro do Altiplano. O lugar, além de servir como local para exposição dos trabalhos de artistas e artesãos paraibanos está inserido na rota dos eventos e do turismo.
Neste mês de setembro, inclusive, o Celeiro conta com uma programação de eventos como workshops, exposições, uma feira, além de ações diversas. O local estará fechado no feriado de 7 de Setembro, mas abre normalmente durante o sábado e domingo, das 10h até as 19h.
Secom João Pessoa