Arte urbana deixa Santa Luzia (PB) mais colorida

Destaque Paraíba

Os muros da cidade de Santa Luzia (PB) estão mais coloridos e divertidos desde o dia 8 de setembro. Por meio do projeto de Economia Criativa do Sebrae-PB, jovem e adultos com habilidade para o desenho e pintura participaram de uma oficina de arte urbana promovido pelo artista plástico Jonas Lourenço, com apoio de Jô Cortez, também artista plástica. O projeto será executado em nove municípios da Paraíba.
Na programação, pela manhã, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas,  foram alinhados os conceitos de arte urbana, gentileza urbana, economia criativa, os objetivos da oficina, com  exemplos de cidades do Brasil e do mundo, onde a arte urbana tem se projetado como identidade cultural dos lugares.
“Gentileza urbana são atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre a cidade, promovendo a preservação do seu patrimônio cultural e natural e ampliando o conceito de cidadania”, afirmou Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB. “A arte urbana é um dos segmentos da economia criativa.”
Ainda pela manhã, foram repassadas as  técnicas de pintura de móveis, com spray, uma maneira de inovar as peças do mobiliário em desuso. A tarde, foi dedicada para a intervenção da arte urbana, na prática, e, de forma coletiva,  contribuindo para aflorar o pertencimento e a auto-estima da comunidade.
“A comunidade de Santa Luzia aprovou o colorido com a identidade cultural, se apropriando da arte urbana e de um novo olhar para a cidade em que habita”, apontou Regina Amorim. O desenho do primeiro mural de arte urbana em Santa Luzia traz a temática das Festas Juninas e a singularidade do cenário das pequenas cidades do interior do Estado.

Redação com assessoria de imprensa