Roteiro diferenciado e criativo será lançado no Festival JPA

Destaque Regina Amorim

Numa parceria Prefeitura Municipal de Santa Luzia e a SANTURA – Associação de Turismo e Cultura, a cidade de Santa Luzia, situada no sertão paraibano, levarão um roteiro criativo e de experiências, para ser comercializado no Festival de Turismo de João Pessoa junto às agências de receptivo.
Santa Luzia está distante, 273 km da capital paraibana, João Pessoa, e a 134 km de Campina Grande. Muito fácil chegar pela rodovia BR – 230. Uma viagem bem agradável!!
Em Santa Luzia, os turistas são recebidos com festa. A Banda Filarmônica Duarte Machado desfila pelas ruas da cidade, para receber os turistas.
Santa Luzia tem arte urbana, que propicia um novo olhar sobre a cidade. Faça uma oficina de arte urbana, com o artista Evanilson Martins (Tuca), de Santa Luzia, ao som de um forró pé de serra, ao vivo, e deixe a sua marca, na cidade!
Para conhecer um pouco mais do município, conheça o Museu Comunitário e a história das famílias que habitaram no século passado e o seu casario histórico, ainda preservado. Os turistas, acompanhados do agente receptivo, podem tomar um café da tarde, em algumas dessas casas, pois faz parte da cultura do lugar.
Santa Luzia celebra a festa junina, desde 1942. Foi a cidade que ensinou o Brasil a dançar Forró. Com mais de vinte Trios de Forró Pé de Serra, o turista precisa viver cada momento, na cidade, deixar fluir a emoção, a alegria e a animação, que um forró proporciona. São várias propriedades rurais que podem receber os turistas, no clima de festa de São João.
O São João Tradição de Santa Luzia é patrimônio cultural e imaterial da Paraíba. No período junino Santa Luzia se transforma na cidade dos arraiais juninos, das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia. Santa Luzia também faz parte do Mapa de Festas Juninas do Brasil – Ministério do Turismo. Ainda faz parte do calendário de eventos da cidade, a Festa da Padroeira Santa Luzia, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Páscoa para Todos e o Natal Iluminado.
Em Santa Luzia você pode visitar o artesanato de cerâmica da comunidade quilombola também conhecida como as “Louceiras do Talhado”. Agende uma oficina com argila e partilhe da experiência das Louceiras. Santa Luzia tem literatura de cordel, tem “aboiadores” um canto típico improvisado, cantado pelos vaqueiros, quando conduzem o gado para as pastagens ou para o curral.

Na comida regional destaca-se: a buchada, bode guisado, carne de sol, a galinha de capoeira, acompanhados com feijão, farofa, arroz e cuscuz.
O maior Complexo Eólico da América Latina está em implantação no município de Santa Luzia. São três parques eólicos responsáveis por gerar energia elétrica, suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes. A qualidade dos ventos no município é um dos melhores do Brasil. Um lugar diferente para se conhecer e compreender a importância da energia verde, os novos empregos e a geração de renda para os proprietários dessas terras.
Após o Festival de Turismo de João Pessoa, Santa Luzia certamente estará em vários portfólios de agências de receptivo, porque é lá que o turista encontrará a autenticidade e a singularidade de um destino turístico, que agrega valor à sua viagem.
Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo e de Economia Criativa do SEBRAE – Paraíba