Convenção Paraibana de Supermercados discutirá tendência do setor

Cotidiano

A 14ª edição da Consuper – Convenção Paraibana de Supermercados – acontece de 22 a 24 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa. Promovido pela Associação Supermercados da Paraíba (ASPB) em parceria com a Associação Paraibana de Distribuidores (Aspad), o evento é um dos mais importantes do setor varejista no país e referência no Nordeste. Este ano, o tema central do encontro é “Otimização: Gestão por Resultados”.

“Os resultados no varejo só acontecem com uma gestão eficiente. Para garantir crescimento neste mercado, é fundamental que os empresários estejam de olho nos custos, na produtividade da equipe e na operação do negócio. Quem não estiver atento a esses três pilares da gestão e não fizer os ajustes necessários vai sofrer com prejuízos constantes e perda de vendas”, explica o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), José Willame de Araújo.

A Consuper é um evento B2B que recebe representantes do varejo de vários estados. A entrada no evento é gratuita, mas restrita a empresários do setor que fazem a inscrição antecipadamente. Durante os três dias, são esperados cerca de 10 mil pessoas, entre supermercadista de pequeno, médio e grande porte, donos de padarias, bares e restaurantes, que vão participar de rodadas de negócios, capacitações e eventos especiais em paralelo. O horário de funcionamento da feira é das 17 às 22 horas.

A feira reúne indústrias, distribuidoras e empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor supermercadista. Ao todo serão 68 estandes na edição de 2018, representando mais de 200 marcas, com predominância de empresas do setor industrial, com mais de 70% dos espaços na feira.

Além do relacionamento e troca de informações sobre novidades do setor, o que os participantes mais buscam num encontro como a Consuper é a possibilidade de realizar negócios e estreitar parcerias entre varejo e setor produtivo. “A Consuper atrai empresários de toda a Paraíba e de estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, porque permite um relacionamento mais estreito entre os empresários do setor e seus fornecedores, gerando vantagens na negociação e que serão repassadas aos consumidores”, comenta José Willame de Araújo.

Histórico – A primeira edição da Consuper foi realizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba, no ano de 2005, com 360 metros quadrados de área de exposição. Atualmente, ela acontece numa área de cinco mil metros quadrados, sendo 2.700 m2 de área de estande. “A Feira está consolidada. Nós temos no Nordeste, hoje, basicamente três feiras de grande importância para o setor supermercadista, uma na Bahia, outra no Pernambuco e a nossa aqui da Paraíba”, comenta Damião Evangelista, superintendente da ASPB e responsável pela montagem da convenção.

Pauta Assessoria de Comunicação – Foto: André Lúcio