Festival reúne chefs renomados para aulas de gastronomia em Campina Grande

Destaque Paraíba

Cada vez mais pessoas descobrem o prazer de cozinhar como forma de expressão cultural, de conhecimento e até de terapia. Em convergência com essa tendência, surgem novos restaurantes com propostas diversas e inúmeros programas de televisão focados na arte da comida. É neste contexto que o Festival Degustando o Brasil chega à 4ª edição com uma programação mais robusta e diversificada, que foi aberta nesta quarta-feira (17) e se estenderá até sábado (20), no Partage Shopping, em Campina Grande.
As aulas de receitas e técnicas acontecerão das 13h às 21h, na Praça de Eventos do shopping, onde está montada uma arena com uma cozinha de alto padrão, auditório para 100 pessoas e um telão para exibir os detalhes do passo a passo, da finalização e do resultado de cada prato preparado pelos chefs e cozinheiros convidados.
Entre os nomes confirmados, estão alguns conhecidos do grande público por suas participações em programas de TV, como Pablo Oazen, vencedor do MasterChef Profissionais (Band) 2017; Jimmy McManis (Ogro), do Mais Você (Globo); Danielle Dahoui, do Hell’s Kitchen (SBT); e Carmem Virgínia, do Cozinheiros em Ação (GNT). Haverá participação ainda de uma dupla talentosa que trabalha nos bastidores do Mais Você: Márcia Barbosa e Valéria Silva.
Além deles, há chefs e cozinheiros que carregam a bandeira da cozinha de raiz, como o mineiro Flávio Trombino e a baiana Dadá, e outros que trazem fusões inusitadas, como Junior Ayoub, que mistura culinárias árabe e maranhense, e Edu Rejala, que tem influências do Peru e do Japão.
Vários outros paraibanos também estão na programação, a exemplo de Onildo Rocha, do Roccia, e do Cumpade João, da Casa de Cumpade. Estão ainda no time de profissionais que vão ensinar alguns dos seus segredos Ângelo Medeiros, Karla Cruz, Marcílio Cavalcante, Júlio César, Wagner Gomes, Thiago Gomes, Walter Dantas, André Duarte, Dimitri Popesco, Beto Urtiga e Fábio Cunha.
“São mais de 20 profundos conhecedores da gastronomia brasileira, profissionais que dominam técnicas de várias partes do mundo e vão vir somar, em aulas abertas ao público, deixando um pouco dos seus conhecimentos para nós, paraibanos, e tornando Campina Grande nesse período o palco da alta gastronomia brasileira”, declarou o chef Cumpade João, que é também diretor técnico do festival.
Todas as aulas do Degustando têm a chancela do respeitado Instituto Paulo Machado, do Mato Grosso do Sul, que atua internacionalmente e, desde a primeira edição, é parceiro técnico-científico do evento.
“A intenção do Degustando é proporcionar ao público a descoberta de novos ingredientes, o aperfeiçoamento no preparo dos alimentos e a troca de experiências. O evento foi criado para valorizar a gastronomia brasileira e dar a oportunidade a pessoas que se interessam pelo assunto de receber dicas preciosas de alguns dos maiores especialistas na área”, afirmou Isaac Batista, diretor-executivo do evento.

Cozinha potiguar

Neste ano, o Degustando homenageia a Rota das Falésias, no Rio Grande do Norte, e por isso vários chefs vão usar elementos daquela região, como frutos do mar, caju, filhós, cordeiro e bode, fazendo uma viagem do litoral ao sertão em suas receitas. Para conferir toda a programação e se inscrever nas aulas, que são gratuitas, basta acessar o site degustandobrasil.com.br.
O Degustando o Brasil é realizado pela Mais Brasil Turismo e pela Casa de Cumpade, empresas que também promovem o famoso Arraiá de Cumpade, em Galante (Campina Grande), durante o mês de junho. Nesta edição, o festival gastronômico conta com os patrocinadores Partage Shopping, Sebrae Paraíba, Unifacisa, Toddy, Quaker e Mobília, além do apoio da Camicado, da Prime, da PBTur e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande.

PBTur divulga a Paraíba

Aproveitando a oportunidade do Festival Festival Degustando o Brasil, mas uma vez, a PBTur está divulgando os principais roteiros turísticos pela Paraíba, reforçando junto aos turistas os atrativos para o próximo verão. Uma equipe de Marketing da estatal do turismo está distribuindo folhetos que informam os roteiros que não se limitam ao sol e mar, e indicam passeios pelo interior, como o Lajedo do Pai Mateus, o Vale dos Dinossauro, entre outros, além da gastronomia, artesanato e cultura popular.
Assessoria de Imprensa